A Maltaria Campos Gerais, investimento bilionário entre seis cooperativas, será inaugurado em 6 de junho, em Ponta Grossa. A cerimônia acontecerá a partir das 9h30 e ocorrerá na própria Maltaria, localizada na PR-151. Com a previsão de produzir 240 mil toneladas de malte por ano, a fábrica, com aporte total de R$ 3 bilhões, deve transformar o Paraná no maior produtor de malte do Brasil.
A primeira etapa do projeto teve investimentos de R$ 1,6 bilhão, com mais de 1,2 mil pessoas trabalhando na construção da Maltaria, que tem a participação de seis cooperativas: Agrária Agroindustrial (Guarapuava), Bom Jesus (Lapa), Capal (Arapoti), Castrolanda (Castro), Coopagrícola (Ponta Grossa) e a Frísia (Carambeí). Com o início oficial das produções, há expectativa de produzir 240 mil toneladas de malte por ano, volume que equivale à cerca de 15% da demanda do mercado nacional.
Localizada às margens da PR-151, ao lado da Unidade de Beneficiamento de Leite da Unium e em frente à fábrica da DAF Caminhões, a Maltaria Campos Gerais está sendo construída numa área de 400 mil metros quadrados. O projeto completo ainda prevê uma segunda fase, a ser implantada até 2032. Com a unidade em plena operação, ela irá gerar 3 mil vagas de emprego diretas e indiretas.
De acordo com o site especializado Canal Rural, o volume de 240 mil toneladas de malte por ano vão se somar às outras 360 mil toneladas da produção atual, consolidando o Paraná como o maior produtor de malte do País e um dos maiores do mundo, com um potencial para alcançar 600 mil toneladas anuais. Com a ampliação da oferta, estima-se que 5 em cada 10 cervejas brasileiras conterão malte do Paraná. O Brasil produz 1,6 bilhão de litros de cerveja por ano.
Com informações do Jornal da Manhã