Arilu investe R$ 50 milhões em novo centro de distribuição na região e quer triplicar faturamento

A Arilu Distribuidora, uma das dez maiores do setor no Paraná, deve triplicar o faturamento até 2026. A explicação para a ousada meta, em parte, vem do novo centro de distribuição que será inaugurado no próximo semestre. Com investimento inicial de R$ 50 milhões, a estrutura fica em Paiçandu (a 13 km de Maringá), onde está a sede da empresa.
- Acompanhe o GMC Online no Instagram
- Clique aqui e receba as nossas notícias pelo WhatsApp.
- Leia mais notícias no GMC Online
Hoje instalada num centro de distribuição de 11 mil metros quadrados, a Arilu está construindo, desde outubro do ano passado, na primeira etapa, 23 mil metros quadrados, com 23 docas para caminhões. A obra é sustentável, com captação de água da chuva e usina de energia solar que vai suprir 100% da demanda. O investimento inclui novos softwares que vão acelerar o já ágil sistema de distribuição. A empresa leva no máximo 36 horas para fazer entregas em 275 municípios do norte paranaense. Em alguns itinerários relevantes da área de atuação, como a distribuição em Londrina, o tempo máximo de entrega é de 24 horas.
No novo centro, os colaboradores usarão fone para agilizar a separação, que hoje tem a conferência feita por coletores. Dos 490 colaboradores da empresa, 190 trabalham na distribuição e receberão reforço de 50 profissionais que serão contratados. Com sólido plano de carreira, a Arilu retém os profissionais possibilitando a ascensão nos cargos. Um dos gerentes, por exemplo, começou como jovem aprendiz.
Com tamanho investimento em pessoal, tecnologia e na nova estrutura, a empresa deve ampliar o número de clientes: hoje são 30 indústrias, 200 marcas e mais de 2 mil itens, distribuídos em 7 mil pontos de vendas. Só o time de vendedores soma quase 200 profissionais divididos em seis equipes, de acordo com a categoria da indústria. “A falta de espaço no atual centro de distribuição está limitando nosso crescimento. Temos indústrias interessadas em serem nossas parceiras”, adianta o diretor Ariovaldo Costa Paulo.
Nova expansão da Arilu
Numa segunda etapa, com início em 2025, a empresa vai ampliar o armazém e implantará sistema automatizado para separação dos produtos. Espaço não faltará para a ampliação, já que o novo centro está instalado num terreno de 80 mil metros quadrados. A Arilu Distribuidora tem 37 anos de mercado.