Conheça a receita de colégio de Paiçandu que é finalista do concurso Melhor Merenda do Paraná
A Secretaria de Educação do Paraná divulgou nesta segunda-feira, 11, os 32 finalistas do concurso Melhor Merenda Escolar do Paraná.
O objetivo do concurso é valorizar o trabalho e a criatividade dos merendeiros e merendeiras da rede estadual de ensino. 524 escolas se inscreveram no concurso.
Entre os finalistas, há escolas da região: Apucarana, Cidade Gaúcha, Juranda, Santa Isabel do Ivaí, Umuarama, e mais pertinho de Maringá: Paiçandu.
O colégio Princesa Izabel, de Paiçandu, é finalista com a receita ‘torta fria do Princesa’. A receita foi criada recentemente e fez muito sucesso entre professores e alunos.
A merendeira Vera Lucia Neves, que assina a receita, explica que a ideia foi juntar ingredientes disponíveis e aproveitar uma sobra de pães.
Deu tão certo que acabou entre as receitas finalistas do concurso.
“A gente fez uma camada de pão. Pegou o peito do frango temperamos ele bem com tomate que a gente tinha da agricultura, cebola que nós tínhamos da agricultura, cenoura, aí a gente tinha um pouco de milho ainda que a agricultura trouxe, a gente cortou e congelou. Aí fizemos o tempero certinho do molho do frango, deixamos ele bem umedecidinho, e falamos assim, agora nós vamos molhar com o que? Vamos fazer uma maionese? Aí fizemos uma maionese de leite, que tinha leite aqui também. Pegamos o leite, bati com um pouco de óleo, um pouquinho de vinagre, fizemos a maionese e aí já o molho do frango já estava pronto. Umedecemos os pães, fizemos um leite, um pouquinho de leite, um pouquinho de maionese, molhamos bem esse pães, aí colocamos uma camada embaixo de maionese, colocamos o pão, uma de frango, a outra de pão, a outra de frango, até nós terminamos ela do tamanho da assadeira. Na cozinha é assim, vamos fazer tal coisa, vamos, o que nós vamos fazer amanhã de merenda? Que nem hoje eu cheguei mesmo na escola, o que que vai fazer de merenda? Eu falei, vamos fazer uma vaca tolada. Mas não tem carne de boi pra nós fazer, né? Ah, vamos fazer com de porco mesmo. Eu fiz uma paneladão que não sobrou. Agora fiz um outro, para a turma das três horas. Assim, a gente vai bolando as coisas, tem lá o cardápio que eles mandam, mas tem vezes que a gente não tem tudo lá naquele cardápio que eles mandam, então aí a gente complementa com outra coisa.”
Todas as receitas finalistas serão avaliadas pela chef Manu Buffara, que é nascida em Maringá e comanda um restaurante famoso em Curitiba. O evento de premiação está marcado para a próxima segunda-feira, 18.
Veja a tabela de finalistas: