Conheça as 4 menores cidades do Paraná; juntas, elas somam 6 mil habitantes


Por Felippe Gabriel

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou no último mês de agosto o Censo Demográfico 2024. Segundo a estimativa, quatro cidades paranaenses possuem menos de dois mil habitantes: Nova Aliança do Ivaí (1.327), Jardim Olinda (1.353), Santa Inês (1.760) e Esperança Nova (1.858). Juntas, elas somam apenas 6.298 habitantes.

No cenário nacional, Nova Aliança do Ivaí e Jardim Olinda ainda figuram no ranking das menores cidades do país, ocupando a 13ª e a 15ª colocação, respectivamente. Leia a reportagem completa e conheça as características das menores cidades do Paraná.

Nova Aliança do Ivaí

Nova Aliança do Ivaí é a cidade do Paraná com o menor número de habitantes, 1.327. O município está localizado no Noroeste do Estado, a 93 km de Maringá e 20 km de Paranavaí, e possui uma área total de 131,791 km².

Fundada em 25 de julho de 1960, Nova Aliança do Ivaí completou 64 anos de história recentemente. Ao todo, possui cerca de 22 vias, entre ruas, travessas e duas avenidas. Uma delas é a rodovia PR-561 ou Av. Francisco Pires de Lemes, localizada no centro da cidade e que a cruza de norte a sul.

Foto: Prefeitura de Nova Aliança do Ivaí

Por sua pequena extensão, a cidade também possui estatísticas com números baixos. De acordo com o Caderno Estatístico do minicípio, produzido pelo Ipardes (Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social) em setembro deste ano, Nova Aliança do Ivaí conta com apenas uma agência de Correios, uma biblioteca pública e não possui qualquer tipo de agência bancária.

Além disso, a rede de educação conta com duas escolas municipais para ensino infantil, uma escola municipal para ensino fundamental e uma escola estadual para ensino fundamental e médio, com um quadro de 29 professores. Já o sistema de saúde conta com dois estabelecimentos públicos, sendo uma UBS (Unidade Básica de Saúde).

Na atividade econômica da cidade, os principais setores são a Agricultura, Pecuária, Produção Florestal, Pesca e Aquicultura e o de Indústrias, segundo o Ipardes.

O ivaiense de maior destaque é o jogador de futebol Danilo Avelar, lateral esquerdo que atuou no Corinthians, Torino-ITA, Amiens-FRA e hoje está no América-MG. No turismo, o ponto mais famoso é a Cachoeira Salto.

Cachoeira Salto, em Nova Aliança do Ivaí | Foto: Prefeitura de Nova Aliança do Ivaí

Jardim Olinda

A 15ª menor cidade do Brasil é Jardim Olinda, que possui 1.353 habitantes, de acordo com o Censo 2024 do IBGE. Localizado na região Noroeste do Estado, o segundo menor município paranaense fica a cerca de 121 km de Maringá e a apenas 2,8 km da divisa entre o Paraná e o estado de São Paulo. Dessa forma, fica às margens do Rio Paranapanema e próximo à foz do Rio Pirapó.

Conhecida como a Capaital da Simpatia, Jardim Olinda foi fundada em 1º de dezembro de 1964 e atualmente possui uma área total de 128,961 km².

De acordo com os dados do Ipardes, de setembro deste ano, a cidadezinha também conta com apenas uma agência de Correios, duas bibliotecas públicas e nenhuma agência bancária.

Jardim Olinda fica às margens do Rio Paranapanema, que divide Paraná e São Paulo | Foto: Alessandro Vieira/AEN

Ao todo, são três instituições de ensino — uma escola municipal de educação infantil, uma de ensino fundamental e uma escola estadual de ensino fundamental e médio — e 31 professores no quadro educacional. No setor da saúde, a cidade possui três estabelecimentos públicos, sendo uma academia e uma UBS.

Na economia, Jardim Olinda tem como principal atividade a agropecuária, com a produção de cana-de-açúcar, mandioca, milho e soja e a criação de bovinos, equinos, suínos e aves.

Santa Inês

O município de Santa Inês também fica às margens no Rio Paranapanema, no Noroseste do Paraná, a cerca de 3 km da divisa com o estado de São Paulo. Dessa maneira, fica próximo à Jardim Olinda, a aproximadamente 21 km de distância, a leste.

A terceira menor cidade paranaense possui 1.760 habitantes (IBGE – 2024) e foi fundada em 25 de janeiro de 1961, após o território ser desmebrado do município de Itaguajé. A área do município é de 156,317 km² e fica a cerca de 106 km de Maringá.

Além de aproveitar sua proximidade com o Rio Paranapanema para fomentar o turismo e o lazer na cidade, Santa Inês tem como cultura típica as festas de peão. Durante o início do mês de maio, o município costuma receber cerca de 8 mil pessoas nos três dias do evento.

Foto: Prefeitura de Santa Inês

Outra festividade tradicional na cidade é a Missa Sertaneja, que retrata as raízes da população mais antiga. O evento, que ocorre em julho, conta com cardápio recheado de comidas típicas da época e do famoso frango assado, além de quermece dançante.

Nos dados estatísticos divulgados pelo Ipardes, Santa Inês conta com uma agência de Correios, uma biblioteca pública e um caixa eletrônico, mas não possui agência bancária. Assim como as outras cidades, sua economia é baseada no setor da agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura.

Sua rede educuacional conta com 31 professores, além de duas escolas municipais de ensino infantil, uma escola municipal de ensino fundamental, uma estadual de ensino fundamental e médio e uma escola municipal de eduação espacial. Já a rede de saúde conta com uma academia da saúde e uma UBS.

Esperança Nova

Outra cidade do Noroeste do Paraná, o município de Esperança Nova é a quarta menor cidade paranaense, com 1.858 habitantes. Localizada próximo ao Rio Paraná — a cerca de 25 km da divisa com o estado do Mato Grosso do Sul — , a cidadezinha fica a 60 km do Paraguai, além de 73 km de Umuarama e 231 km de Maringá.

A cidade foi fundada em 21 de dezembro de 1995, após se desmembrar do município de Pérola. O nome Esperança Nova foi escolhido pelo Padre Antônio Antunes dos Santos, considerado um marco na história esperançanovence.

Além de pequena, Esperança Nova parece ter tido sua estrutura muito bem planejada, pois sua região central e mais desenvolvida é construída sob a forma de um octógono, bem visível em fotos aéreas e que se assemelha aos padrões das teias de aranhas. A cidade possui uma única rotatória, localizada bem ao centro, constituída pela rodovia PR-587.

Fonte: Google Maps

Com 141,735 km² de área total, Esperança Nova possui uma agência de Correios, uma biblioteca pública e nenhuma agência bancária. São 33 professores para três escolas (duas municipais, para ensino infantil e fundamental, e uma estadual, para ensino fundamental e médio), segundo o Ipardes.

Os dados da saúde trazem nove estabelecimentos públicos, entre clínicas/ambulatórios especializados, consultórios e uma UBS.

As principais atividades econômicas da população de Esperança Nova se concentram, principalmente, nos setores da agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura e da indústria.

Sair da versão mobile