Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

21 de dezembro de 2024

Conheça as atrações de Porto Rico, a 170 km de Maringá


Por Creative Hut Publicado 20/11/2021 às 10h24 Atualizado 20/10/2022 às 23h21
Ouvir: 00:00
Conheça as atrações de Porto Rico, a 170 km de Maringá
Ilha da Praia de Santa Rosa, em Porto Rico. Foto: Prefeitura Municipal

Localizado a cerca de 170 quilômetros de Maringá, o município de Porto Rico é banhado pelo Rio Paraná, o segundo maior rio da América do Sul. Rica em belezas naturais, a cidade tem oito praias naturais de água doce e nove ilhas abastecidas pelo rio. São aproximadamente 28 quilômetros de margem do rio, uma área com largura média de 1500 metros.

  • Clique aqui e receba as notícias do GMC Online no seu WhatsApp.

No verão, Porto Rico atrai milhares de turistas de várias regiões do Paraná e também de outros estados. De acordo com a prefeitura, a população da cidade pode chegar a 20 mil pessoas no fim de semana durante a temporada, movimentando hotéis, pousadas, restaurantes e serviços turísticos.

Um dos locais mais frequentados da cidade é a ilha da Praia de Santa Rosa, mais conhecida como “Prainha”. É considerada uma das mais belas praias do Rio Paraná, com areia clara, água transparente e de temperatura agradável na maior parte do ano. O local conta, ainda, com diversos serviços de infraestrutura: lanchonetes e banheiros públicos, além de empresas para alugar barracas e cadeiras.

Conheça as atrações de Porto Rico, a 170 km de Maringá
Praia de Porto Rico. Foto: Prefeitura Municipal

Outro local bastante visitado pelos turistas é a Praia do Porto de São José, que tem uma bela vista e é uma excelente opção de lazer para famílias com crianças. Como fica próxima do porto, há diversos serviços urbanos disponíveis, incluindo opções de alimentação.

Quem busca um lugar mais reservado em Porto Rico pode optar pela Praia da Carioca. Como não possui muitos serviços, a dica é levar tudo o que é preciso para passar o dia e, é claro, lembrar de recolher o lixo produzido e levá-lo para destinação correta.

Também mais reservada, a Praia Cabeça da Ilha Mutum tem um diferencial: em períodos de rio baixo, forma-se essa piscina natural no local. Além disso, lá é possível contemplar a surpreendente visão entre o leito do Rio Paraná e os estados do Paraná e Mato Grosso do Sul. Lembrando que a Praia Cabeça da Ilha Mutum não possui serviços.

Esportes aquáticos

Para quem gosta de aventura embaixo d’água, Porto Rico tem locais para mergulho com cilindro no Rio Paraná, onde podem ser vistas pelo menos 30 espécies de peixes. A melhor época para a prática é entre maio e outubro, quando chove pouco na região e aumenta a visibilidade.

É possível contratar operadoras de mergulho para apreciar as belezas submersas, e até mesmo aprender técnicas para quem nunca mergulhou antes.

Foto: Prefeitura Municipal

No mergulho, é possível ter contato com o maior peixe da região: o jaú, que tem o corpo revestido de couro, em vez de escamas, e pode chegar a quase dois metros de comprimento, passando dos 100 quilos. O peixe é dócil e, geralmente, permite que os mergulhadores cheguem bem perto.

O município de Porto Rico oferece, ainda, atrativos como passeios de barcos, lanchas e pesca esportiva.

Além das praias de água doce, o município de Porto Rico também possui parques aquáticos.

Foto: Fábio Dias/Acerto EPR
Foto: Fábio Dias/Acerto EPR

O prato típico da cidade de Porto Rico é o peixe, mas, além dele, os visitantes têm à disposição desde lanches até refeições mais elaboradas. A cidade oferece hotéis e pousadas na orla, às margens do Rio Paraná, e no parque aquático.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação