Conheça as cinco cachoeiras mais famosas do Paraná


Por AEN

Com a chegada da estação mais quente do ano, que começou oficialmente neste domingo, 21 de dezembro, o Instituto Água e Terra (IAT) reuniu alguns dos cenários naturais mais expressivos do Paraná em uma seleção de cachoeiras localizadas dentro de Unidades de Conservação (UCs) administradas pelo órgão ambiental.

Foto: Denis Ferreira Netto/SEDEST

Esses atrativos integram áreas compostas por cânions, campos naturais e remanescentes da Mata Atlântica. Os parques são espaços preparados para receber quem busca contemplar contato direto com a natureza e experiências de visitação responsável. Fica o convite para conhecer uma das tantas cachoeiras espalhadas pelo Paraná.

Confira cinco cachoeiras que se destacam pelo Paraná:

Salto São Francisco

O Salto São Francisco é a principal atração do Parque Estadual Salto São Francisco da Esperança, reconhecido como a maior cachoeira do Sul do Brasil, com 196 metros de altura. O salto conta com mirantes que permitem a observação segura da paisagem, sem a necessidade de percorrer longas trilhas. Localizado entre Guarapuava, Prudentópolis e Turvo, o parque foi criado em 2010 e é um importante local de preservação da Mata Atlântica. 

Serviço:

Horário: de quarta a segunda-feira, das 8h às 17h
Entrada: gratuita

Salto dos Macacos

Localizado no Parque Estadual Pico do Marumbi, o Salto dos Macacos reúne uma cachoeira principal de cerca de 40 metros e uma sucessão de quedas que formam três piscinas naturais. A trilha de acesso, partindo da sede Prainhas do IAT, tem aproximadamente 3,5 quilômetros, cujo trecho de caminhada leva cerca de 3 horas, e conta com trechos de travessia de rios e desnível acentuado, sendo indicada para visitantes com bom preparo físico. O uso de perneiras é bastante interessante devido ocorrência de serpentes. Importante: com mau tempo a visitação é suspensa. 

Serviço:

Horário: Base IAT Prainhas – das 5h às 17h
Base IAT Estação Marumbi – das 6h às 17h
9h Horário limite para início das trilhas

Córrego Pedregulho

No Parque Estadual do Guartelá, em Tibagi, o destaque são as cascatas e os panelões do Córrego Pedregulho. O acesso ao Córrego do Pedregulho é feito por meio da “Trilha Básica” com aproximadamente 5 mil metros de extensão (ida e volta). O percurso é sinalizado e de nível moderado, terminando no mirante do cânion do Rio Iapó e áreas de banho em ambiente preservado. 

Serviço:

Horário: De quarta-feira a segunda-feira, das 0h às 16h.
Trilha das pinturas rupestres até as 14h

Véu da Noiva

O Parque Estadual Vale do Codó, em Jaguariaíva, abriga a Cachoeira Véu da Noiva, localizada nas proximidades do Lago Azul. A queda de 50 metros se situa no Rio Lajeado Grande junto da Cachoeira do Lago Azul e Cachoeira das Andorinhas. O cenário é impactante, refletindo o cuidado do Paraná com a natureza nas suas mais diversas nuances.

Serviço:

Horário: quarta a segunda, 9h às 17h.
Acesso: PR-151, km 211 (Jaguariaíva).

Cachoeira do Ribeirão Santo Antônio

A Cachoeira do Ribeirão Santo Antônio fica dentro Parque Estadual do Cerrado. O salto da água de cerca de 40 metros de altura se encontra entre trilhas em vegetação aberta. A Unidade de Conservação é um dos remanescentes de campos cerrados, um dos ecossistemas que formam o Paraná.

Serviço:

Horário: quarta a segunda, 8h30 às 16h.

1/3 Foto: Denis Ferreira Netto/SEDEST
2/3 Foto: Denis Ferreira Netto/SEDEST
3/3 Foto: Leandro Nascimento/IAT

As informações são da Agência Estadual de Notícias.

Sair da versão mobile