13 de maio de 2025

Conheça as melhores cidades para envelhecer do Paraná; veja o ranking


Por Camila Maciel Publicado 26/04/2025 às 08h45
Ouvir: 03:54
image
Cornélio Procópio PR/Foto: Acir Mandello

Envelhecer com saúde e disposição é, sem dúvida, um verdadeiro privilégio, ainda mais quando se vive em uma cidade bem estruturada e com serviços públicos de qualidade. Um levantamento divulgado pelo Instituto Longevidade Mongeral Aegon revela quais são as melhores cidades do Brasil para se aposentar e aproveitar essa fase da vida com tranquilidade.

Os resultados foram obtidos com base em três variáveis: Economia, Socioambiental e Saúde, que revelam as atuais condições das cidades brasileiras, tendo em vista sua capacidade de atender bem à população com mais de 60 anos. Trata-se do Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade (IDL), que chega à 3ª edição, analisando 23 indicadores em cada variável.

Entre os quesitos avaliados estão: leitos hospitalares, profissionais de saúde, cobertura vacinal, procedimentos hospitalares e ambulatoriais, óbitos por doenças infecciosas, carga tributária, engajamento cívico de idosos, conectividade, capacidade de consumo de aposentados, segurança financeira, vulnerabilidade social, endividamento municipal, entre outros.

No Brasil, a cidade que ocupa a primeira posição é São Caetano do Sul, que fica no interior de São Paulo. A cidade tem pouco mais de 160 mil habitantes e alcançou a pontuação mais expressiva do país. Foram  69,7 pontos na economia, 67,8 em socioambiental e 76,5 em saúde. Para acessar o estudo completo clique aqui

DCIM100MEDIADJI_0090.JPG
Jacarezinho. Foto: Guilherme Melo / Prefeitura de Jacarezinho

Ranking Paraná

No Paraná, entre as cidades grandes (com mais de 100 mil habitantes), quem aparece no topo é Curitiba, seguida de Londrina e Maringá, que ocupam a segunda e a terceira posição, respectivamente. Em quarto e em quinto lugar aparecem as cidades de Umuarama e Toledo.

Entre as cidades médias (com população entre 34.850 e 99.999 habitantes), o destaque é Cornélio Procópio, que fica a cerca de 160 quilômetros de Maringá. Em segundo lugar aparece a cidade de Pato Branco, na região sudoeste do estado, seguida por Francisco Beltrão, Campo Mourão e Dois Vizinhos, também no sudoeste.

Já entre as cidades pequenas (com menos de 34.850 habitantes), a primeira posição fica com o município de Formosa do Oeste, a pouco mais de 200 quilômetros de Maringá. Na segunda e terceira posições aparecem as cidades de Turvo, na região centro-sul do Paraná, e Santa Helena, que fica no centro da Costa Oeste do estado, entre os municípios de Guaíra e Foz do Iguaçu. Por fim, a quarta e quinta posições ficam com as cidades de Pranchita, que faz fronteira com a Argentina, e Esperança Nova, a 230 quilômetros de Maringá.

Veja abaixo os rankings completos: 

Cidades Grandes 

1. Curitiba

2. Londrina

3. Maringá 

4. Umuarama 

5. Toledo 

6. Cascavel 

7. Araucária 

8. Campo Largo 

9. Arapongas 

10. Apucarana

11. São José dos Pinhais 

12. Foz do Iguaçu 

Cidades médias 

1. Cornélio Procópio 

2. Pato Branco 

3. Francisco Beltrão 

4. Campo Mourão 

5. Dois Vizinhos 

6. União da Vitória

7. Marechal Cândido Rondon 

8. Jacarezinho 

9. Cianorte 

10. Santo Antônio da Platina 

11. Marialva 

12. Medianeira 

Cidades pequenas 

1. Formosa do Oeste 

2. Turvo

3. Santa Helena 

4. Pranchita 

5. Esperança Nova 

6. Entre Rios do Oeste 

7. Rio Bom 

8. Janiópolis

9. Verê 

10. Chopinzinho 

11. Nova Tebas 

12. Ubiratã

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação