10 de abril de 2025

Conheça o 1º Caminho Iniciático de Santiago do Paraná: rota tem 104 km na região de Maringá


Por Redação GMC Online Publicado 05/04/2025 às 07h47
Ouvir: 04:18

O Paraná ganha destaque no turismo religioso com a implantação do 1º Caminho Iniciático de Santiago, um percurso de peregrinação inspirado na tradicional rota de Santiago de Compostela, na Europa. Com um trajeto de 104 quilômetros, o roteiro promove fé, a cultura e o desenvolvimento econômico e atravessa quatro municípios do estado, na região de Maringá: Campo Mourão, Corumbataí do Sul, Fênix e Barbosa Ferraz.

image
Foto: Setu-PR

Uma jornada de fé e cultura

O Caminho Iniciático de Santiago busca proporcionar aos peregrinos uma experiência espiritual e contemplativa, atravessando paisagens naturais e patrimônios históricos. O trajeto é marcado por igrejas, capelas, catedrais, santuários e áreas de belezas naturais, como cachoeiras. Além disso, a rota passa por propriedades da agricultura familiar, incentivando a economia local por meio da venda de produtos artesanais.

A iniciativa foi concretizada pelo Governo do Estado, através da Secretaria do Turismo e do Viaje Paraná, que anunciaram a implantação da sinalização turística ao longo do percurso. A solenidade de entrega aconteceu na sexta-feira, 4, e contou com a presença de autoridades, fiéis e membros da comunidade.

Sinalização turística e estrutura do percurso

A sinalização do caminho conta com 238 placas direcionais, que orientam os peregrinos ao longo do trajeto; 32 placas informativas, que fornecem detalhes históricos e culturais sobre os pontos de passagem; e cinco marcos que indicam o início e o fim de cada etapa. Todo o material estará disponível em português e inglês, além de mapas que auxiliam na orientação.

A instalação das placas já está programada para iniciar ainda em abril, conforme explicou Tatiana Nasser, diretora de Gestão, Sustentabilidade e Qualificação da Secretaria do Turismo. “Para a instalação, a secretaria realizou coletas de dados topográficos, avaliações das condições do solo, pesquisas históricas e documentação das informações relevantes sobre os locais onde serão implantadas. Além de processo de validação geográfica das coordenadas, avaliação da segurança, revisão e design das artes das placas, formatação e provas de impressão”, explicou a diretora

As cinco etapas do Caminho Iniciático

O percurso é dividido em cinco etapas, cada uma com um ponto inicial e final:

  • Etapa 1: Campo Mourão (Fraternidade do Caminho – Parque do Lago);
  • Etapa 2: Campo Mourão (Parque do Lago) – Corumbataí do Sul (Comunidade Boa Esperança);
  • Etapa 3: Corumbataí do Sul (Comunidade Boa Esperança) – Ourilândia (Capela São José);
  • Etapa 4: Ourilândia – Barbosa Ferraz (Santuário de Santa Rita de Cássia);
  • Etapa 5: Barbosa Ferraz – Fênix (Parque Vila Rica do Espírito Santo).

Cada uma dessas etapas possui desafios distintos, permitindo que peregrinos de diferentes níveis de preparo físico possam percorrê-las, seja por motivações religiosas, culturais ou mesmo esportivas.

Impacto econômico e desenvolvimento regional

O Caminho Iniciático de Santiago também tem um papel importante no desenvolvimento econômico e turístico do Paraná. “Esse caminho concretiza ainda mais o turismo religioso, segmento que mais cresce no Estado. Ele integra regionalmente esse recorte, impactando a fé e a economia, gerando oferta de empregos e renda”, explicou Eliseu Rocha, coordenador do Comitê Interinstitucional de Turismo Religioso do Paraná.

A proposta de valorização do turismo local foi reforçada pelo prefeito de Fênix, Euripedes Molina. “Esse caminho é muito relevante aos municípios e aos peregrinos, dispostos a fazer turismo pela sua fé. Hoje é um marco, porque o setor é muito importante ao Paraná e nossa cidade esta preparada para receber turistas e fiéis, apresentando a nossa cultura e atrativos”,

Com informações da AEN

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação