Destruição no oeste do Paraná foi causada por tornado
A destruição registrada em Cascavel na madrugada desta quarta-feira, 4, foi causada por um tornado. A informação foi confirmada pelo Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).
LEIA TAMBÉM – Inmet emite alerta de tempestade; veja como fica o tempo em Maringá
O fenômeno provocou ventos com velocidade aproximada de 100 km/h e causou diversos destelhamento, derrubou estruturas, arrancou postes e árvores na cidade – veja aqui. Ninguém se feriu.
Segundo o meteorologista e coordenador de operação do Simepar, Marco Antonio Rodrigues Jusevicius, diversas tempestades com maior intensidade se formaram no Paraná e em Cascavel a intensidade foi suficiente para provocar a formação de um tornado, principalmente na região sul da cidade. “Esse tornado foi possível de ser identificado com informações de radar meteorológico e também com todas as evidências da destruição na superficie e por registros feitos por sobrevôo de helicóptero nas partes atingidas da cidade”, explica.
Conforme o meteorologista, de acordo com os estragos verificados, o tornado foi classificado como de categoria F2 pela escala Fujita, em uma escala que vai de F0 até F5. A escala Fujita é a escala que mede a intensidade dos tornados.