Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

31 de julho de 2024

Dezenas de cidades foram afetadas por corte de carga de energia, diz Copel


Por Redação CBN Maringá Publicado 15/08/2023 às 15h10
Ouvir: 00:00
Foto: Rovena Rosa/ Agência Brasil

A Copel enviou nota oficial à imprensa na manhã desta terça-feira, 15, sobre o apagão de energia elétrica que afetou vários estados brasileiros.

Confira na íntegra:

“A Copel informa que na manhã desta terça-feira, 15, por volta das 8h30, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) realizou um corte de carga em diversos estados do Brasil, entre eles o Paraná, em função de um problema na interligação do sistema elétrico entre as regiões Norte – Nordeste e Nordeste – Sudeste.

Esse mecanismo de corte de carga é conhecido como Esquema Regional de Alívio de Carga (Erac) e atua preventivamente, quando necessário, para evitar impactos maiores no funcionamento do sistema elétrico nacional. O corte de carga provocou o desligamento de energia em diversos estados e, no Paraná, afetou dezenas de cidades. O fornecimento de energia à população do Paraná já começou a ser restabelecido e deve ser concluído em breve.

As equipes da Copel trabalham para concluir a religação de todas as unidades consumidoras e apuram o impacto dos desligamentos no estado.” 

Apagão que atingiu diversos estados do país foi evento de grande porte, afirma Aneel

A Aneel avaliou que o apagão que atingiu diversos estados do país nesta terça-feira (15) foi um evento de grande porte. O Ministério de Minas e Energia comunicou que está apurando as causas do corte de energia elétrica.



A agência afirmou que há problema de suprimento nas regiões Norte e Nordeste do país. Disse ainda que o ministério de Minas e Energia, o Operador Nacional do Sistema Elétrico, a Aneel e as empresas envolvidas estão acompanhando e tomando todas as providências para o rápido estabelecimento do sistema.

Segundo a Aneel, o Ministério de Minas e Energia já comunicou aos demais agentes que instituirá um grupo para estudar as causas deste evento. Ele reconheceu que este corte é de grande porte e afirmou que as regiões Norte e Nordeste foram afetadas, além de algumas áreas das regiões Sudeste e Centro-Oeste.

A Copel atualizou as informações sobre a situação das unidades consumidoras no Paraná:

“11h30 – A Copel informa que recompôs a energia elétrica que havia sido interrompida na manhã desta terça-feira, 15 de agosto, pelo corte de carga realizado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). O corte provocou a interrupção no fornecimento de energia às 8h31, afetando, de início, 1 milhão e 70 mil unidades consumidoras no Paraná (21% do total de consumidores da Copel) em todas as regiões do Estado.O mecanismo de corte de carga, também conhecido com o Esquema Regional de Alívio de Carga (Erac), foi necessário, segundo o ONS, devido a um problema na interligação do sistema elétrico entre as regiões Norte – Nordeste e Nordeste – Sudeste. Esse mecanismo é acionado preventivamente, quando necessário, para evitar impactos maiores no funcionamento do sistema elétrico nacional. Este foi o evento do Erac com maior número de desligamentos que atingiu o Paraná.”

Veja outras notícias na CBN Maringá

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação