Dezenas de cidades foram afetadas por corte de carga de energia, diz Copel


Por Redação CBN Maringá
Foto: Rovena Rosa/ Agência Brasil

A Copel enviou nota oficial à imprensa na manhã desta terça-feira, 15, sobre o apagão de energia elétrica que afetou vários estados brasileiros.

Confira na íntegra:

“A Copel informa que na manhã desta terça-feira, 15, por volta das 8h30, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) realizou um corte de carga em diversos estados do Brasil, entre eles o Paraná, em função de um problema na interligação do sistema elétrico entre as regiões Norte – Nordeste e Nordeste – Sudeste.

Esse mecanismo de corte de carga é conhecido como Esquema Regional de Alívio de Carga (Erac) e atua preventivamente, quando necessário, para evitar impactos maiores no funcionamento do sistema elétrico nacional. O corte de carga provocou o desligamento de energia em diversos estados e, no Paraná, afetou dezenas de cidades. O fornecimento de energia à população do Paraná já começou a ser restabelecido e deve ser concluído em breve.

As equipes da Copel trabalham para concluir a religação de todas as unidades consumidoras e apuram o impacto dos desligamentos no estado.” 

Apagão que atingiu diversos estados do país foi evento de grande porte, afirma Aneel

A Aneel avaliou que o apagão que atingiu diversos estados do país nesta terça-feira (15) foi um evento de grande porte. O Ministério de Minas e Energia comunicou que está apurando as causas do corte de energia elétrica.



A agência afirmou que há problema de suprimento nas regiões Norte e Nordeste do país. Disse ainda que o ministério de Minas e Energia, o Operador Nacional do Sistema Elétrico, a Aneel e as empresas envolvidas estão acompanhando e tomando todas as providências para o rápido estabelecimento do sistema.

Segundo a Aneel, o Ministério de Minas e Energia já comunicou aos demais agentes que instituirá um grupo para estudar as causas deste evento. Ele reconheceu que este corte é de grande porte e afirmou que as regiões Norte e Nordeste foram afetadas, além de algumas áreas das regiões Sudeste e Centro-Oeste.

A Copel atualizou as informações sobre a situação das unidades consumidoras no Paraná:

“11h30 – A Copel informa que recompôs a energia elétrica que havia sido interrompida na manhã desta terça-feira, 15 de agosto, pelo corte de carga realizado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). O corte provocou a interrupção no fornecimento de energia às 8h31, afetando, de início, 1 milhão e 70 mil unidades consumidoras no Paraná (21% do total de consumidores da Copel) em todas as regiões do Estado.O mecanismo de corte de carga, também conhecido com o Esquema Regional de Alívio de Carga (Erac), foi necessário, segundo o ONS, devido a um problema na interligação do sistema elétrico entre as regiões Norte – Nordeste e Nordeste – Sudeste. Esse mecanismo é acionado preventivamente, quando necessário, para evitar impactos maiores no funcionamento do sistema elétrico nacional. Este foi o evento do Erac com maior número de desligamentos que atingiu o Paraná.”

Veja outras notícias na CBN Maringá

Sair da versão mobile