Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

28 de abril de 2024

Dezenas de escorpiões são flagrados em barranca de Porto Rico


Por Redação GMC Online Publicado 17/02/2023 às 09h44
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Dezenas de escorpiões são flagrados em barranca de Porto Rico. Foto: Reprodução/Redes Sociais

Um vídeo mostrando dezenas de escorpiões em uma das barrancas de Porto Rico (172 km de Maringá) tem circulado nas redes sociais e impressionado moradores e turistas da região nos últimos dias. Assista AQUI.

O registro mostra diversos escorpiões amarelos, grandes e pequenos, andando em algumas pedras praticamente cobertas pelas águas do Rio Paraná. Também é possível ver lixo no local, como garrafa de vidro e embalagem de isopor.

A 14ª Regional de Saúde confirmou ao Portal da Cidade Loanda que o vídeo é verídico e que a Vigilância Sanitária deve tomar as providências necessárias. O chefe do setor, Walter Sordi, afirma que outras cidades atendidas pela Regional também estão em situação semelhante a de Porto Rico.

A Prefeitura de Porto Rico explica que essa aglomeração ocorre porque os animais buscam um local seco com a cheia do Rio Paraná. “Essa quantidade vista serve como um alerta para que a população se atente aos cuidados e medidas de prevenção”, pontua a chefe da Vigilância Sanitária de Porto Rico, Andreia Crespilho.

As principais medidas para evitar o aparecimento de escorpiões nas casas são: manter o ambiente limpo; não acumular folhas secas e lixo; eliminar fontes de alimento para os escorpiões; manter fossas vedadas; vedar soleiras de portas com rolos de areia ou rodos de borrachas; e telar as aberturas de ralos, tanques e pias.

Os escorpiões flagrados nas imagens são da espécie Tityus serruiatus, também conhecida como escorpião amarelo. Segundo a Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), essa é uma das quatro espécies mais vistas no Paraná e pode chegar aos 7cm de comprimento. O veneno é altamente tóxico e pode levar à morte.

As informações são do Portal da Cidade de Loanda.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação