O Paraná amanheceu gelado neste sábado, 31, com termômetros marcando menos de 10 °C em praticamente todo o estado, segundo dados do Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná). O frio bateu recordes em duas cidades:
- Guarapuava teve a menor temperatura do ano com apenas 0,9 °C.
- Francisco Beltrão também registrou sua mínima de 2025: 3,1 °C.
Segundo o meteorologista Leonardo Zucuni Furlan, o frio intenso foi generalizado. “O final de semana começou gelado em todas as regiões paranaenses, com marcas abaixo dos 10 °C na maioria dos municípios”, explicou.
Apesar do frio generalizado, algumas regiões tiveram mínimas um pouco mais amenas, especialmente no noroeste, norte pioneiro e litoral, onde a massa de ar frio já começa a perder força.
- Loanda registrou 11,3 °C.
- Guaratuba, no litoral, teve mínima de 12,8 °C.
Frio, mas com sol em Curitiba
Na capital paranaense, o sábado será frio, mas ensolarado, com temperaturas entre 7 °C e 19 °C. A máxima deve ser registrada no início da tarde. A previsão não indica chance de geada para o fim de semana. No domingo, os termômetros devem variar de 8 °C a 20 °C.
Sol predomina no interior, mas há chance de chuva fraca
O meteorologista também explicou o fenômeno climático da manhã: “A nebulosidade baixa, associada à inversão térmica e aos ventos do oceano para o continente, dominou o amanhecer em muitas regiões. O Sol aparece desde cedo no interior e deve predominar ao longo do dia. No entanto, há um aumento de nuvens na faixa oeste e noroeste, com possibilidade de chuva fraca e isolada nas próximas horas.”