A duplicação da PR-412 entre Matinhos e Pontal do Paraná, no Litoral, continua avançando em bom ritmo, tendo atingido a marca de 6,53% de execução na medição mais recente. Isso representa um investimento de R$ 17,9 milhões do total de R$ 274,5 milhões que será utilizado na obra, uma iniciativa do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (Seil).
- Entre no canal do GMC Online no Instagram
- Acompanhe o GMC Online no Instagram
- Clique aqui e receba as nossas notícias pelo WhatsApp.
Nesta etapa inicial os serviços continuam concentrados na terraplenagem das novas vias marginais, sem maiores impactos na pista central. Também está avançando a implantação do sistema de drenagem de águas e os serviços de sub-base das novas pistas, que terão pavimento asfáltico.
Conforme as vias marginais forem sendo pavimentadas, o tráfego será desviado para elas, permitindo a demolição da pista da rodovia e execução do novo pavimento rígido de concreto, com placas de 21 centímetros de espessura.
No canteiro da obra estão sendo concretadas as peças pré-moldadas das novas galerias e começou a concretagem das vigas longarinas, também pré-moldadas, que serão utilizadas nas três obras de arte especiais (OAE). Estão previstas novas pontes sobre o Rio Balneário e o Canal de Matinhos, além de um viaduto no cruzamento da rodovia com a Avenida Curitiba, substituindo uma rotatória no local.
A obra começa perto da ponte sobre o Canal de Matinhos e segue até o entroncamento com a PR-407, na localidade de Praia de Leste, em Pontal do Paraná. O trecho tem 14,28 quilômetros de extensão.
Uma barreira de concreto vai separar as pistas duplicadas, enquanto canteiros separarão o eixo central das marginais, exceto por agulhas de entrada e saída.
As vias marginais terão sentido único, com estacionamentos, uma calçada para pedestres e ciclovia bidirecional cada uma. Iluminação viária será instalada na pista central, nas vias marginais, no viaduto e próximos às pontes, nos passeios e ciclovias, entre outros locais. A previsão é de concluir a obra no primeiro semestre de 2028.
Veja o vídeo: