Vídeos feitos pelo repórter fotográfico João Silvestrin, de Campo Mourão, mostram o momento do resgate da menina Antonela Zukowski, de um ano e 11 meses, na noite dessa terça-feira, 28, que caiu em pé, em um buraco de 3 metros de profundidade, em uma obra nos fundos da residência dos pais.
Antonela e os pais passaram a manhã desta quarta-feira no hospital. A menina de um ano e 11 meses estava em observação, mas já brincava no quarto, diz o pai Rogério Zukowski.
“A Antonela está em observação por precaução, não aconteceu nada. Ela está bem, está brincando. Estamos esperando o médico para ver como ela está e liberar”, contou Rogério.
Antonela foi resgatada de um buraco de três metros de profundidade na noite dessa terça-feira.
O buraco foi aberto por pedreiros que estão construindo um muro ao redor da residência da família, em Mamborê, uma pequena cidade no interior do Paraná.
Foi preciso acionar os bombeiros da cidade vizinha a 30 minutos de distância.
No caminho, os bombeiros entraram em contato com a Defesa Civil de Mamborê que foi orientada a providenciar os equipamentos que seriam usados no resgate.
Foi uma operação complexa, mas rápida. Uma tubulação instalada pelos socorristas levava oxigênio para a criança e protegia as paredes do buraco de um deslizamento.
Com uma escavadeira foi aberto um buraco paralelo e, manualmente, os bombeiros escavaram uma ligação entre os dois buracos por onde Antonela foi retirada, explica o tenente Anderson Feijó, comandante do Corpo de Bombeiros de Campo Mourão.
“A operação de escavação e retirada demorou em torno de 25 minutos. Ela estava presa, com os bracinhos para cima, até mesmo os populares tentaram amarrar os pulsos e puxar para cima, só que ela estava entalada no buraco”, explicou o tenente.
Durante todo o tempo Antonela estava consciente. A mãe, muito nervosa, precisou ser medicada. O pai acompanhava o resgate de perto e conversava com a filha. Imagens mostram o momento emocionante em que Antonela é retirada da terra e entregue no colo do pai que corre para a ambulância.
“Foi a maior alegria. O que eu mais queria foi aquilo: ela estar bem e com saúde. Foi mais um susto”, disse o pai da menina.
Antonela teve alta do hospital no começo da tarde desta quarta-feira e está em casa.