Empresa júnior troca ‘like’ por árvore plantada e ação viraliza


Por Redação GMC

Empresa júnior do curso de Engenharia Ambiental do Câmpus Regional de Umuarama da Universidade Estadual de Maringá (UEM), a Preservare ousou em prol da sustentabilidade. Eles fizeram uma proposta: fazer uma postagem no Instagram com a campanha “1 like = 1 árvore!”.

“Durante 24 horas, a cada like nesta foto será plantada uma árvore. Toque duas vezes e ajude a salvar o planeta. 1????=1????”, desafiou a empresa júnior no post.

A ideia não só deu certo como viralizou. Resultado: 244.902 curtidas orgânicas (sem investimento financeiro) em 24 horas após a divulgação do post.

Júlia Machado Franchini, presidente da Preservare, diz que o post foi idealizado como ação de marketing socioambiental, tendo como público-alvo a comunidade do câmpus de Umuarama. A equipe esperava ter no máximo 500 engajamentos, no entanto, logo após a foto estar on-line, na noite do dia 6, havia ultrapassado essa marca, o que surpreendeu a gestão.

“Em 1 hora de publicação tínhamos alcançado 800 curtidas e quando acordamos, 21 mil curtidas. Já chorei de felicidade”, disse a acadêmica do 3º ano de Ambiental.

Até a manhã desta sexta-feira (17), o post “1 like = 1 árvore!” atingiu mais de 568 mil curtidas espontâneas. Franchini acredita que o rápido envolvimento dos internautas se deve ao reconhecimento que deram a uma atividade preocupada com o meio ambiente.

Este é o primeiro projeto da Preservare a tomar grandes proporções, mas não o único. Certamente é algo bastante promissor a ela, pois é uma das empresas juniores caçulinhas da UEM, reconhecida pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior) no segundo semestre de 2018.

Ajude a plantar

A Preservare, assim como qualquer empresa júnior, não tem fins lucrativos. Por isso e devido à demanda de quase 245 mil mudas, precisa de voluntários para conseguir realizar todo o plantio, que deverá ser totalmente finalizado em pelo menos um ano.

Já colaboram: Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Prefeitura de Umuarama e Casa do Empreendedor de Umuarama.

Seja do Paraná ou não, quem quiser ajudar pode entrar em contato pelo Instagram, Facebook ou enviando um e-mail para preservareconsultoria@hotmail.com.

Em Umuarama deverão ser plantadas cerca de 150 mil espécies, com foco em recuperação de mata ciliar; as demais árvores irão para outras cidades.

Sair da versão mobile