O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) anunciou, na manhã desta segunda-feira, 13, a empresa vencedora da licitação que vai elaborar os Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) para a construção da ponte sobre o Rio Paraná, que liga o distrito de Porto São José até a cidade de Taquarussu, no Mato Grosso do Sul.
A Prosul, segunda colocada na corrida, foi a vencedora, pois a primeira foi desclassificada por não ter cumprido as exigências quanto aos documentos de comprovação de qualificação técnica.
O estudo, que será custeado pela Itaipu Binacional, após convênio firmado entre a hidrelétrica com os governos do Paraná e Mato Grosso do Sul, no ano passado, terá o custo de R$ 2.992.382,95. O objetivo é mostrar a viabilidade da obra com dados sobre o desenvolvimento da região e impactos ambientais. O prazo para apresentação do estudo é de dezoito meses após a emissão da ordem de serviço.
A ponte deve ter 2 quilômetros de extensão e cria um novo corredor logístico entre os estados do Paraná e a região centro-oeste do Brasil.