Da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), posicionada a mais de 400 quilômetros acima da Terra, astronautas fazem registros impressionantes da superfície do planeta. Algumas fotos disponibilizadas pela agência espacial norte-americana (Nasa) mostram, inclusive, Maringá e cidades da região vistas do espaço.
A pedido do GMC Online, o professor de matemática e membro do Clube de Astronomia Edmond Halley (Caeh), de Marialva, Maico Zorzan, selecionou seis fotos tiradas por astronautas da ISS.
A primeira é uma foto noturna feita no dia 05/12/2018 que mostra a região noroeste do Paraná, incluindo Maringá, Apucarana, Arapongas e Londrina. Confira:
Mais perto
Uma foto de Maringá vista do espaço, feita por um astronauta da Estação Espacial Internacional em 2019, integra o banco de dados da Nasa. Veja abaixo:
Outra foto, feita em 2001, mostra o Rio Ivaí, no município de Floresta. Trata-se da foto mais antiga da região feita por um astronauta da ISS e disponibilizada no banco de dados da Nasa.
Uma foto feita em maio deste ano por um astronauta da ISS mostra a área rural dos municípios de Marialva e Mandaguari. Confira:
Também feita em maio deste ano, uma outra foto mostra o Rio Pirapó, entre Maringá e Astorga. Veja abaixo:
Uma foto feita em setembro de 2018 mostra o Rio Paraná, Paranapanema, Tietê e afluentes. Confira:
LEIA TAMBÉM – Estação de monitoramento registra meteoros no céu de Maringá; VÍDEO
ISS
A Estação Espacial Internacional (ISS) – do inglês, International Space Station -, é um laboratório espacial cuja montagem começou em 1998, coordenada pela Nasa. Atualmente, a estação está sob os cuidados de agências espaciais dos Estados Unidos, Canadá, Rússia, Japão e uma organização de alguns países europeus.
Os primeiros tripulantes chegaram na estação em novembro de 2000. A equipe era formada pelo comandante norte-americano Bill Shepherd e dois cosmonautas russos Sergei Krikalev e Yuri Gidzenk. Mais de 250 pessoas de diversas nacionalidades já passaram por lá, desde sua estreia. Atualmente, sete astronautas estão a bordo da ISS.