Essa praia do Paraná é eleita em ranking internacional como uma das melhores entre 11 países; veja a lista
O Paraná marcou presença em um ranking internacional que elenca as 200 melhores praias das Américas e da Península Ibérica (território europeu que abrange Portugal e Espanha). Elaborado pelo Centro Internacional de Formação em Gestão e Certificação de Praias (CIF Playas) , a lista deste ano contemplou destinos de 11 países, sendo uma delas a Praia de Pontal do Sul, no município de Pontal do Paraná (Litoral).

No ranking geral, Pontal do Sul apareceu na 126ª posição, à frente de destinos renomados em países como México, Cuba, Colômbia, República Dominicana e Chile. Já no recorte nacional, a praia paranaense aparece como a 27ª melhor praia do Brasil em 2025.
Segundo o Leonaldo Paranhos, secretário estadual do Turismo, Pontal do Sul é um destino turístico importante, principalmente porque é um dos pontos de saídas de barcos para a Ilha do Mel (em Paranaguá), por meio do Terminal de Embarque local.
O levantamento contou com a participação de 71 especialistas, entre oceanógrafos, geógrafos, engenheiros e gestores públicos. Segundo o CIF Playas, a metodologia empregada na composição do ranking garante uma avaliação detalhada das condições ambientais, da infraestrutura e da gestão das praias.
- Veja o top 10 no fim da reportagem e confira a lista completa aqui.
Com um índice BQV (valor de qualidade da praia) de 0,68, Pontal do Sul se sobressai entre as praias urbanas brasileiras. Mesmo com alguns desafios, a praia conseguiu boa pontuação por oferecer estrutura, atrativos naturais e ligação direta com áreas de preservação, como a Ilha do Mel.

Pontal do Sul é uma praia multifuncional. Ali convivem moradores, turistas, pesquisadores, pescadores e instituições científicas. Também é uma das principais portas de entrada para o transporte marítimo da região.
- Entre no canal do GMC Online no Instagram
- Acompanhe o GMC Online no Instagram
- Clique aqui e receba as nossas notícias pelo WhatsApp.
O bom desempenho de Pontal do Sul no ranking é resultado de uma análise ampla e detalhada. O estudo leva em conta 20 critérios técnicos, divididos em quatro grandes áreas:
- Recreação
* Acesso e estacionamento
* Instalações e serviços disponíveis
* Capacidade da praia (nível de lotação)
* Paisagem e cenário natural
* Segurança para os frequentadores
- Proteção Costeira
* Estabilidade da linha de costa
* Capacidade de dissipar a força das ondas
* Impacto de ações humanas
* Vulnerabilidade a tempestades
* Capacidade natural de contenção (como dunas e vegetação)
- Conservação Ambiental
* Qualidade ambiental geral
* Ações de preservação e manejo
* Presença de habitats naturais
* Diversidade de espécies
* Preservação de patrimônio natural e cultural
- Saneamento
* Qualidade da água
* Qualidade da areia
* Ocorrência de poluição ocasional
* Gestão de resíduos
* Oferta de banheiros e limpeza da praia
Veja as 10 melhores praias, segundo o ranking

Com informações da AEN e assessoria
