Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

15 de dezembro de 2025

Essas são as melhores cidades do Paraná para aposentar e envelhecer com qualidade de vida; veja o ranking completo


Por Camila Maciel Publicado 06/07/2025 às 08h44
Ouvir: 00:00

Envelhecer com saúde, segurança e qualidade de vida é o desejo de milhões de brasileiros. No Paraná, algumas cidades se destacam como as melhores opções para quem busca um lugar tranquilo e bem estruturado para aproveitar a aposentadoria. Um levantamento recente do Instituto Longevidade Mongeral Aegon revelou quais são as melhores cidades do Brasil para envelhecer e se aposentar com dignidade, conforto e bons serviços públicos.

image
Cornélio Procópio PR/Foto: Acir Mandello

O estudo, baseado no Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade (IDL), avaliou as cidades a partir de três variáveis fundamentais: Economia, Socioambiental e Saúde. Ao todo, 23 indicadores foram analisados, levando em conta itens como leitos hospitalares, número de profissionais da saúde, cobertura vacinal, segurança financeira, engajamento social dos idosos e qualidade ambiental.

O objetivo é identificar quais cidades oferecem as melhores condições para a população acima de 60 anos viver com mais qualidade de vida e bem-estar.

São Caetano do Sul lidera ranking nacional

No Brasil, o primeiro lugar ficou com São Caetano do Sul (SP), que se destacou em todos os quesitos avaliados, alcançando pontuação de 69,7 em Economia, 67,8 em Socioambiental e 76,5 em Saúde. A cidade tem pouco mais de 160 mil habitantes e lidera o ranking nacional como o melhor município para envelhecer.

As melhores cidades do Paraná para envelhecer bem

No Paraná, o estudo dividiu as cidades em três categorias: grandes, médias e pequenas. Confira abaixo os rankings completos e veja se a sua cidade está entre as melhores para quem busca um lugar ideal para viver a melhor idade. Para acessar o estudo completo clique aqui

Ranking Paraná

No Paraná, entre as cidades grandes (com mais de 100 mil habitantes), quem aparece no topo é Curitiba, seguida de Londrina e Maringá, que ocupam a segunda e a terceira posição, respectivamente. Em quarto e em quinto lugar aparecem as cidades de Umuarama e Toledo.

DCIM100MEDIADJI_0090.JPG
Jacarezinho. Foto: Guilherme Melo / Prefeitura de Jacarezinho

Entre as cidades médias (com população entre 34.850 e 99.999 habitantes), o destaque é Cornélio Procópio, que fica a cerca de 160 quilômetros de Maringá. Em segundo lugar aparece a cidade de Pato Branco, na região sudoeste do estado, seguida por Francisco Beltrão, Campo Mourão e Dois Vizinhos, também no sudoeste.

Já entre as cidades pequenas (com menos de 34.850 habitantes), a primeira posição fica com o município de Formosa do Oeste, a pouco mais de 200 quilômetros de Maringá. Na segunda e terceira posições aparecem as cidades de Turvo, na região centro-sul do Paraná, e Santa Helena, que fica no centro da Costa Oeste do estado, entre os municípios de Guaíra e Foz do Iguaçu. Por fim, a quarta e quinta posições ficam com as cidades de Pranchita, que faz fronteira com a Argentina, e Esperança Nova, a 230 quilômetros de Maringá.

Veja abaixo os rankings completos: 

Melhores cidades grandes do Paraná para se aposentar (mais de 100 mil habitantes)

1. Curitiba

2. Londrina

3. Maringá 

4. Umuarama 

5. Toledo 

6. Cascavel 

7. Araucária 

8. Campo Largo 

9. Arapongas 

10. Apucarana

11. São José dos Pinhais 

12. Foz do Iguaçu 

Melhores cidades paranaense médias para envelhecer (34.850 a 99.999 habitantes)

1. Cornélio Procópio 

2. Pato Branco 

3. Francisco Beltrão 

4. Campo Mourão 

5. Dois Vizinhos 

6. União da Vitória

7. Marechal Cândido Rondon 

8. Jacarezinho 

9. Cianorte 

10. Santo Antônio da Platina 

11. Marialva 

12. Medianeira 

Melhores cidades pequenas para morar na terceira idade (até 34.850 habitantes)

1. Formosa do Oeste 

2. Turvo

3. Santa Helena 

4. Pranchita 

5. Esperança Nova 

6. Entre Rios do Oeste 

7. Rio Bom 

8. Janiópolis

9. Verê 

10. Chopinzinho 

11. Nova Tebas 

12. Ubiratã

Por que essas cidades são ideais para envelhecer?

As cidades que se destacaram no levantamento oferecem:

  • Acesso facilitado à saúde pública e privada
  • Baixos índices de violência
  • Boa infraestrutura urbana
  • Maior integração social e suporte à terceira idade
  • Qualidade ambiental e espaços públicos adequados para lazer

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação