“Estamos perdendo vidas para a gripe”, diz secretário após Paraná declarar alerta em saúde
A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) declarou, nesta sexta-feira, 6, estado de alerta em saúde pública devido ao aumento expressivo dos casos de Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG). A medida, publicada em resolução oficial, tem validade de 90 dias.
Desde o início de 2025, o Paraná já confirmou 10.635 casos de SRAG e 523 mortes associadas. A gripe (Influenza) responde por 991 desses casos e 85 mortes. Segundo a Secretaria, apenas nove das vítimas fatais da gripe haviam sido vacinadas.
O avanço da doença está pressionando o sistema de saúde, com risco de sobrecarga e falta de leitos em hospitais públicos. Diante da situação, o secretário estadual de Saúde, Beto Preto, reforçou o apelo pela vacinação.

“O principal foco desta nossa resolução é alertar. Estamos perdendo vidas para a Síndrome Respiratória, e estas pessoas, em sua maioria, não se vacinaram. Temos vacinas disponíveis nos municípios. Precisamos dos paranaenses vacinados”, disse o secretário em entrevista à Agência Estadual de Notícias.
A Sesa reforça que a vacina contra a gripe está disponível gratuitamente nos postos de saúde e é a principal forma de prevenção contra casos graves e mortes por Influenza.
