Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

27 de abril de 2024

Estudantes ocupam sede da Unespar em Paranavaí


Por Carina Bernardino/CBN Maringá Publicado 03/04/2019 às 10h34 Atualizado 20/02/2023 às 22h40
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Estudantes da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) de Paranavaí entraram em greve nesta terça-feira (2). Eles ocupam dois dos quatro prédios administrativos do campus e, por conta disso, as aulas foram suspensas. Mas apesar do início da paralisação ter ocorrido agora, desde o dia 25 de março os acadêmicos estão mobilizados contra a falta de efetivo no campus. As decisões foram tomadas em assembleias e a última, que deliberou pelo movimento grevista, teve quase 500 acadêmicos. Desse total, menos de 30 foram contrários a paralisação.

Heitor Furtado, do comando de greve, diz que faltam docentes e servidores técnicos administrativos. Segundo ele, um documento com as reivindicações dos acadêmicos está sendo elaborado e deverá ser entregue ao Governo do Paraná nos próximos dias.

“A universidade está sucateada em diversos aspectos. Também percorre pela nossa reivindicação maior a falta de agentes universitários. Não só professores, mas também servidores, que precisaríamos de mais 46 e hoje a gente conta com apenas seis”, afirma. 

Desde 2014 não há concurso público autorizado para as instituições de ensino superior do Paraná. Hoje, todas as universidades sofrem com a falta de efetivo.

No dia 27 de março, o Governo do Estado autorizou, de forma emergencial, a contratação de professores temporários para as instituições.Até 2018, eram 55 mil horas autorizadas para as sete universidades estaduais e, este ano, o volume foi ampliado para 67.086 horas. O aumento foi de 20%.

Somente para Unespar, a autorização foi para contratar 8.560 horas de professores temporários.

De acordo com futuro superintendente da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Aldo Nelson Bona, a medida não resolve o déficit de professores efetivos, mas ajuda a minimizar os prejuízos. Ouça a entrevista

A Unespar de Paranavaí oferta 12 cursos de graduação para quase 2,2 mil estudantes.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação