Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

16 de janeiro de 2026

Falcão-peregrino, que voa com velocidade de até 320 km/h, é resgatado com asa quebrada no Paraná


Por Redação GMC Online Publicado 16/01/2026 às 15h23
Ouvir: 00:00

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Apucarana realizou na última quinta-feira, 15, o resgate de um falcão-peregrino, uma ave de rapina reconhecida por ser o animal mais rápido do planeta e por suas longas rotas migratórias. O animal, que pode atingir velocidade acima de 320 km/h durante seus mergulhos de caça, foi encontrado com a asa quebrada, impossibilitado de voar e em situação de extremo risco.

image
Foto: Divulgação Sema

Após o resgate, o falcão recebeu atendimento imediato, passando por avaliação técnica e sendo encaminhado para os cuidados necessários, com foco na sua recuperação e, quando possível, na reabilitação para retorno ao seu habitat natural.

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Diego Silva, ações como essa visam atuar pela preservação da fauna silvestre.

“Cada resgate representa mais do que salvar um animal. É um ato de respeito à vida, de responsabilidade ambiental e de cuidado com o futuro. A presença de uma espécie como o falcão-peregrino em Apucarana mostra a importância do nosso trabalho diário na proteção do meio ambiente”, destacou o secretário.

O falcão-peregrino tem papel essencial no equilíbrio ecológico, auxiliando no controle de outras espécies e sendo um importante indicador da qualidade ambiental. O trabalho de resgate realizado pela Secretaria do Meio Ambiente reforça o compromisso do município com a conservação da biodiversidade e a proteção da vida silvestre.

Em casos de animais silvestres feridos ou em risco, a população pode entrar em contato diretamente com a Secretaria do Meio Ambiente pelo telefone (43) 99967-0324.

As informações são do TNOnline

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação