Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

16 de dezembro de 2025

Força Aérea intercepta avião carregado com cocaína no norte do Paraná


Por Redação GMC Online Publicado 09/04/2024 às 16h14
Ouvir: 00:00
image-33-22
Foto: Divulgação/FAB

A Força Aérea Brasileira (FAB) interceptou, na manhã desta terça-feira, 09, nas proximidades de Londrina, norte do Paraná, uma aeronave de modelo CESNA-182, de matrícula PT-CPR, que ingressou no espaço aéreo brasileiro oriunda do Paraguai. Duas aeronaves de defesa aérea A-29 Super Tucano, e o avião radar E-99 foram empregadas na missão, realizada em conjunto com a Polícia Federal (PF).

Inicialmente, a aeronave foi vista e identificada na fronteira do Paraguai e Mato Grosso do Sul e foi interceptada no Paraná. Ao ingressar no espaço aéreo brasileiro, sem plano de voo, o avião passou a ser monitorado pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) e pela PF.

A partir de então, os pilotos de defesa aérea seguiram os protocolos das Medidas de Policiamento do Espaço Aéreo (MPEA), a aeronave foi classificada como suspeita, conforme previsto no Decreto 5.144, de 16 de julho de 2004, e foi constatado que estava com matrícula clonada.

Foi determinado pelo piloto do A-29 pouso obrigatório em Londrina. A aeronave não cumpriu e fez um pouso forçado em uma pista de terra nas proximidades de Santa Cruz do Rio Pardo, São Paulo, às 11h10. Depois disso, a Polícia Federal assumiu as Medidas de Controle de Solo (MCS). O tripulante que estava a bordo foi detido e a carga suspeita (pasta base de cocaína) apreendida.

A ação faz parte da Operação Ostium, interligadas ao Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF). O objetivo é coibir ilícitos no espaço aéreo brasileiro, no qual atuam em conjunto a FAB e Órgãos de Segurança Pública.

As informações são do TNOnline.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação