Após dias de calor intenso e tempo estável, o Paraná se prepara para a chegada de uma frente fria que trará chuva a todas as regiões do Estado nos próximos dias.
De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), nesta terça-feira, 1º, o tempo continua seco e quente, com temperaturas elevadas em praticamente todas as regiões, exceto nas praias, onde os termômetros indicam valores mais amenos. A massa de ar quente e seca que predomina sobre o estado provoca baixos índices de umidade relativa do ar, principalmente durante a tarde, quando o calor atinge seu pico. O vento também ganha intensidade, com rajadas moderadas a fortes em diferentes setores do Paraná.
Chuva chega ao Paraná na quarta-feira
A mudança no tempo está prevista para esta quarta-feira, 2, quando uma frente fria avança pelo Sul do Brasil. Esse novo cenário, então, trará aumento da instabilidade, com pancadas de chuva acompanhadas de raios em várias partes do estado. Além disso, o Simepar alerta que risco de temporais, com ventos fortes e até granizo, está elevado, especialmente nas regiões oeste, sudoeste e centro-sul, onde a chuva começa ainda pela manhã. Nas demais regiões, o tempo instável deve chegar no decorrer do dia, mas as temperaturas seguem altas em várias localidades.
Quinta também terá chuva no Estado
A quinta-feira, 3, também será marcada pela continuidade da instabilidade, com previsão de pancadas de chuva e trovoadas ao longo do dia. As temperaturas ficam mais amenas, mas o interior do estado ainda pode enfrentar um clima abafado. Já na sexta-feira, 4, nuvens carregadas cobrirão o céu entre a região central e o leste do Paraná, trazendo chuviscos ocasionais e pouca variação nas temperaturas. Nas demais áreas, o tempo volta a ficar estável, e o calor permanece no oeste e norte do Paraná.
Para o sábado, 5, a previsão é de mais nebulosidade no leste do estado, onde pode ocorrer garoa ocasional. No restante do Paraná, o tempo fica estável, com calor predominando, especialmente nas cidades do interior.