Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

10 de setembro de 2024

Frente fria avança e traz chuva e temperaturas amenas ao Paraná; veja previsão para Maringá


Por Felippe Gabriel Publicado 10/09/2024 às 16h36
Ouvir: 00:00

Nos próximos dias, uma frente fria chegará o Paraná, amenizando a onde de calor que tem atingido todo o Brasil. A massa de ar frio vem do sul e, a partir de quinta-feira, 12, começará a gerar mudanças no tempo do Rio Grande do Sul, até avançar às regiões paranaenses trazendo chuva e temperaturas amenas.

No entanto, a quarta-feira, 11, ainda será de calor e tempo seco em todo o estado, de acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). Em Maringá, a mínima será de 21°C e máxima de 37°C. Conforme o Climatempo, a umidade relativa do ar na cidade ficará entre 14% e 41% e o dia será de céu aberto sem a presença de nuvens.

quarta
Previsão do tempo para quarta-feira, 11 | Fonte: Simepar

A partir de quinta-feira, 12, o tempo sofrerá alterações nos extremos oeste e sudoeste do Paraná, em virtude da frente fria de origem no sul do país, com a presença de maior nebulosidade nestas regiões, segundo o Simepar.

Em Maringá, o tempo ainda segue quente e seco, com mínima de 22°C e máxima de 38°C, mas também registrando a presença de algumas poucas nuvens durante a tarde. A previsão é de que quinta-feira tenha a tarde e noite com temperaturas acima do normal, de acordo com o Climatempo. Ainda não há a previsão de chuvas e a umidade realtiva do ar na cidade deve ficar entre 14% e 35%.

quinta
Quinta-feira, 12 | Fonte: Simepar

A chuva está prevista para começar a ser registrada no Paraná na sexta-feira, 13, no noroeste e no centro-sul do estado, enquanto nas outras regiões segue muito quente, conforme do Simepar. A nebulosidade vai avançando e começará a atingir com o mais intensidade as regiões mais ao norte.

Segundo o Climatempo, a sexta-feira em Maringá será de sol com muitas nuvens durante o dia e de nebulosidade durante a noite, com uma pequena chance de chuva (2%), que não deve ser registrada. A temperatura mínima será de 22°C e máxima de 38°C, com a umidade relativa do ar variando entre 16% e 45%.

sexta
Sexta-feira, 13 | Fonte: Simepar

No sábado, 14, a previsão é de mudança brusca de temperatura no Paraná, com chuvas em todas as regiões. Conforme o Simepar, haverá uma melhoria da qualidade do ar e as temperaturas sofrerão queda. Em Maringá, a amplitude térmica será pequena, com mínima de 21°C e máxima de 28°C.

Também há a previsão de chuva para a cidade, com chance de 32% e 1.9 mm, de acordo com o Climatempo. O dia será de sol com muitas nuvens, com possibilidade de garoa durante a tarde. Dessa forma, a noite nublada e pancadas de chuva poderão ser registradas. Ainda segundo o Climatempo, a umidade relativa do ar em Maringá terá um aumento considerável no sábado, ficando entre 52% e 95%.

sábado
Sábado, 14 | Fonte: Simepar

No domingo, 15, a chuva deve aparecer com força máxima em Maringá, com a maioria das regiões do Paraná ainda registrando precipitações, de acordo com o Simepar.

Para o Climatempo, domingo será dublado e com chuvas durante todo o dia, com possibilidade de registro de temporal à tarde em Maringá. A previsão é de 51.3 mm de chuva, com umidade relativa do ar entre 74% e 97%.

As temperaturas ficarão amenas e terão baixíssima amplitude térmica, ficando entre 18°C e 21°C.

domingo
Domingo, 15 | Fonte: Simepar

O alívio será temporário

O Climatempo explica que a frente fria que avança pelo Sul do Brasil não será capaz de dissipar completamente o bloqueio atmosférico responsável pela onda de calor que afeta grande parte do país. Portanto, a queda nas temperaturas será temporária e, a partir do fim da próxima semana, o calor retorna.

Isso se deve pelo fato de que a frente fria passará pelo Sul e Sudeste, posteriormente seguindo para o Atlântico. Dessa maneira, o sistema da onde de calor, que permanecerá ativo no centro-norte do Brasil, retornará as estados mais ao sul.

Além do calor, a fumaça presente em todo o país por conta das sequentes queimadas também retornará para a região. A frente fria será responsável por limpar a atmosfera nos estados do Sul do Brasil enquanto ela prevalecer, o que redirecionará e concentrará a fumaça nas regiões Sudeste e Centro-Oeste. Com a saída da massa de ar frio, a fumaça deve voltar a se dissipar.

Possibilidade de chuva preta

O Climatempo também alerta para o fenômeno da chuva preta, que ocorre quando a fuligem das queimadas se mistura às gotas de chuva, resultando em precipitações carregadas de partículas escuras. Esse fenômeno, comum em áreas afetadas por incêndios, poderá ser observado nos próximos dias, principalmente no Sul e Sudeste do Brasil, onde a fumaça e as chuvas se encontram.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação