Frente fria avança no Paraná e traz risco de temporais para todo o estado; saiba quando
A chegada de uma frente fria ao Paraná promete mudar o cenário climático nos próximos dias, trazendo instabilidades e temporais. Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a semana começou com tempo estável na maior parte do estado, mas o calor intenso registrado na tarde desta segunda-feira, 18, já indica os primeiros sinais de mudança.
Com temperaturas em rápida elevação, o chamado aquecimento pré-frontal tem contribuído para a formação de áreas de chuva isoladas nas regiões oeste, sudoeste e centro-sul do estado. No entanto, na terça-feira, 19, a instabilidade atmosférica ganha força, com maior potencial para tempestades, especialmente nas regiões sul e oeste do Paraná. O calor e a umidade disponíveis na atmosfera intensificam a formação de nuvens de chuva, que podem gerar temporais, principalmente com o avanço do sistema frontal pela Região Sul.
Porém, entre quarta-feira, 20, e quinta-feira, 21, as chuvas e temporais, que eram mais localizados, passam a ser registrados de forma mais abrangente nos municípios paranaense. “A frente fria evolui e deixa o ambiente atmosférico mais instável”, diz o Simepar.
Além disso, a semana termina com chuvas em vários setores do Paraná. Muitas nuvens e chuvas, preferencialmente, nas tardes, conforme o Simepar.