O avanço da frente fria sobre o Paraná ocorreu de forma mais lenta que o previsto, mas o sistema deve ganhar força ao longo deste domingo, 16, intensificando as condições de instabilidade atmosférica em todo o Estado. A partir da tarde, são esperadas tempestades distribuídas por diversas regiões, potencializadas pelo aquecimento diurno. Os eventos mais intensos, porém, devem atingir inicialmente o extremo oeste apenas no final do dia.
- Acompanhe o GMC Online no Instagram
- Clique aqui e receba as nossas notícias pelo WhatsApp
- Entre no canal do GMC Online no Instagram
De acordo com o meteorologista do Simepar, Lizandro Jacóbsen, a madrugada já foi marcada por tempo instável. “Do leste ao norte do Estado ocorre chuva, enquanto nas áreas mais ao sul e oeste há apenas muita nebulosidade. No geral, são precipitações de fraca intensidade, especialmente entre os Campos Gerais, Norte Pioneiro, Norte e Norte Novo.
LEIA TAMBÉM: Maior bosque sensorial urbano do mundo fica em Maringá e reúne mais de 100 espécies frutíferas
Há ainda garoa ou chuvisco entre a RMC e o Litoral e entre o Vale do Ivaí e o Noroeste”, explicou. Ele reforça que a situação deve mudar ao longo do dia com o avanço da nova frente fria pelo Sul do Brasil.
Em Maringá, a previsão indica mínima de 19°C e máxima de 27°C. A probabilidade de chuva é alta, chegando a 96%, com rajadas de vento previstas em torno de 40 km/h.