Os funcionários do Hospital Metropolitano de Sarandi foram convocados para retornarem ao trabalho nesta segunda-feira, 16. Eles passarão por um treinamento de novos protocolos a serem adotados e vão iniciar os prepararos dos serviços para a reabertura parcial, conforme cronograma divulgado em audiência pública realizada no final do mês de novembro.
A unidade está sob intervenção judicial desde o final de outubro e no início de novembro, a junta interventora nomeada pela justiça dispensou todos os funcionários, orientando os mesmos a se manterem de sobreaviso, para eventual convocação.
Na última sexta-feira, 13, a convocação foi feita e todos se reapresentaram na manhã de hoje, 16, para dar início ao processo de reabertura da unidade.
O interventor indicado pela Secretaria Estadual de Saúde é o diretor do Hospital Santa Casa de Curitiba, Rogério Vanderlei Kuntz. A assessoria da Santa Casa de Curitiba informou que ainda não foi definida uma data para a reabertura do hospital. Por enquanto, a unidade de saúde de Sarandi segue sem atendimento a pacientes.
A junta interventora do hospital conseguiu regularizar os atrasos salariais dos funcionários do Hospital Metropolitano e a previsão do cronograma divulgado é que a unidade retome as atividades parcialmente em dezembro, com um plano gradativo de funcionamento até maio de 2025, quando estará operando a 100%.
Em dezembro devem ser retomados serviços de imagem e atendimento ambulatorial; em janeiro, UTIs e leitos parciais; em fevereiro, ampliação de leitos e UTIs; e entre abril e maio, o funcionamento pleno.
Veja outras matérias na CBN Maringá.