Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

22 de novembro de 2024

Gêmeos siameses nascem em hospital do Paraná; médica revela que caso é ainda mais raro


Por Banda B, parceira do GMC Online Publicado 28/09/2023 às 09h34
Ouvir: 00:00

Um caso raro de gêmeos siameses aconteceu no Hospital do Rocio, em Campo Largo, Região Metropolitana de Curitiba (RMC), no Paraná. O nascimento ocorreu nesta quarta-feira, 27, e, segundo a médica responsável pelo parto, os dois estão unidos pelo sacro, que é um osso na base da coluna. Isso faz com que o caso seja ainda mais raro do que os mais “comuns”. 

Gêmeos siameses nascem em hospital do Paraná
Gêmeos siameses nascem em hospital do Paraná; médica revela que caso é ainda mais raro. Foto: Divulgação/Hospital do Rocio

Conforme o hospital, os bebês, que compartilham essa conexão física especial, nasceram por meio de cesárea. A cirurgia da cesárea, inclusive, foi cuidadosamente planejada.

De acordo com a médica Marina Nunes Machado, responsável pelo parto, os casos mais comuns de siameses, ocorrem quando o ovo não se divide por completo, ficando unido por alguma parte, são os xifópagos.

“Os xifópagos são unidos pelo esterno, que é esse osso que a gente tem bem no meio do tórax. Mas nesse caso, eles eram pigópagos, que são unidos pelo sacro. Além de gêmeos unidos já ser uma coisa muito rara, o fato de a união ser pelo sacro é ainda mais raro”, explicou a médica Marina Nunes Machado.

Siameses que nasceram no Paraná podem passar por cirurgia?

Os dois pesam 3,360 quilos. Segundo a médica, a família e a equipe do hospital estão dedicando todo o amor e atenção necessários para garantir que os bebês recebam os melhores cuidados possíveis.

Clique aqui e leia a reportagem completa na Banda B, parceira do GMC Online.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação