Gêmeos siameses nascem em hospital do Paraná; médica revela que caso é ainda mais raro


Por Banda B, parceira do GMC Online

Um caso raro de gêmeos siameses aconteceu no Hospital do Rocio, em Campo Largo, Região Metropolitana de Curitiba (RMC), no Paraná. O nascimento ocorreu nesta quarta-feira, 27, e, segundo a médica responsável pelo parto, os dois estão unidos pelo sacro, que é um osso na base da coluna. Isso faz com que o caso seja ainda mais raro do que os mais “comuns”. 

Gêmeos siameses nascem em hospital do Paraná; médica revela que caso é ainda mais raro. Foto: Divulgação/Hospital do Rocio

Conforme o hospital, os bebês, que compartilham essa conexão física especial, nasceram por meio de cesárea. A cirurgia da cesárea, inclusive, foi cuidadosamente planejada.

De acordo com a médica Marina Nunes Machado, responsável pelo parto, os casos mais comuns de siameses, ocorrem quando o ovo não se divide por completo, ficando unido por alguma parte, são os xifópagos.

“Os xifópagos são unidos pelo esterno, que é esse osso que a gente tem bem no meio do tórax. Mas nesse caso, eles eram pigópagos, que são unidos pelo sacro. Além de gêmeos unidos já ser uma coisa muito rara, o fato de a união ser pelo sacro é ainda mais raro”, explicou a médica Marina Nunes Machado.

Siameses que nasceram no Paraná podem passar por cirurgia?

Os dois pesam 3,360 quilos. Segundo a médica, a família e a equipe do hospital estão dedicando todo o amor e atenção necessários para garantir que os bebês recebam os melhores cuidados possíveis.

Clique aqui e leia a reportagem completa na Banda B, parceira do GMC Online.

Sair da versão mobile