14 de julho de 2025

Guarda Municipal do Paraná fez postagem com frase usada em campos de concentração


Por Redação GMC Online Publicado 19/06/2025 às 13h47
Ouvir: 02:35
image
Foto: Reprodução

Um guarda municipal de Telêmaco Borba, nos Campos Gerais do Paraná, foi afastado do cargo após fazer publicações nas redes sociais com apologia a ideias nazistas. A decisão judicial do Ministério Público do Paraná (MPPR) determinou o afastamento cautelar pelo prazo de três meses, com entrega da arma funcional e demais equipamentos. 

A reportagem do Portal aRede teve acesso à denúncia criminal oferecida pela 1ª Promotoria de Justiça de Telêmaco Borba. De acordo com o documento, entre 28 de março e 15 de abril do ano passado, o guarda municipal “incitou a discriminação de raça” a partir do uso de frases e apologias diretas aos regimes fascista e nazistas em postagens no Instagram.

image
Foto: Reprodução

Em uma das publicações, o agente público utilizou a frase “Não se pode colocar todos no mesmo nível. A igualdade é anti-natural e anti-histórica”, de autoria do líder fascista Benito Mussolini. Na análise da Promotoria de Justiça, a declaração pode ser interpretada como apologia à discriminação racial e social, o que não condiz com a função de guarda municipal.

Em outra foto, o agente aparece fardado, armado e acompanhado de outros dois guardas municipais (topo da matéria). Na legenda da publicação, o réu utiliza a expressão em alemão “Arbeit macht frei”, que significa “O trabalho liberta”. De acordo com a denúncia, a frase era utilizada em portões de entrada de campos de concentração nazistas, como Auschwitz. 

image
Foto: Reprodução

“Expressões similares foram usadas como forma de manipulação psicológica em regimes autoritários para justificar a exploração e extermínio de grupos minoritários”, indica o documento.

Uma terceira postagem faz uso de uma citação atribuída a Adolf Hitler, líder do regime nazista: “Só lutamos por aquilo que amamos, só amamos aquilo que respeitamos e só respeitamos aquilo que conhecemos”. Segundo a análise, discursos semelhantes foram utilizados para expor ideias de nacionalismo extremista e superioridade racial.

image
Foto: Reprodução

Leia a reportagem completa no site aRede, parceiro do GMC Online.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação