Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

26 de abril de 2024

Helicóptero do Samu fez mais de 500 operações de resgate em 2019


Por Redação GMC Online Publicado 30/12/2019 às 11h41 Atualizado 25/02/2023 às 10h30
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O serviço de operações aéreas do Samu 192 apresenta saldo positivo quando o assunto é salvar vidas. Em 2019, foram mais de 500 operações de resgates em rodovias, transporte de órgãos e remoções aeromédicas em Maringá e região. 

O helicóptero Saúde 10 do serviço de operações aéreas SESA-PR termina o ano com dados positivos. Os números de ocorrências já consolidaram e justificaram a presença da aeronave na região.

“Temos muito a comemorar, pois muitas vidas foram salvas nestes três anos de operação. A presença do recurso garante agilidade no atendimento a pacientes em estado grave”, afirmou órgão. 

O trabalho realizado pelo Serviço de Operações Aéreas é utilizado para agilizar o atendimento a pacientes em estado grave e em locais de difícil acesso, situações nas quais o recurso necessário à vítima está distante.

O emprego da equipe de operadores de suporte médico com tecnologia e expertise impacta diretamente na sobrevida do paciente. O serviço já assegurou mais de 1.700 ocorrências nos três anos de operações, sendo que 800 foram resgates de vítimas do trânsito.

Segundo o diretor do Samu, dr. Marcio Ronaldo, “aquele paciente que não tinha recurso algum em uma situação emergencial com risco iminente de morrer, está sendo assistido em alto nível e retornando a suas famílias. 

“O impacto na diminuição de mortalidade é fantástico”, afirma o coordenador médico do Samu, dr. Marcos Bittencourt.

Vítimas de acidentes de trânsito, AVC, infarto do miocárdio são os mais beneficiados. 

“Devolver o paciente para a sociedade sem sequelas impacta na diminuição nos custos gerais de saúde para o estado do Paraná e mais ainda, promove alegria nas famílias”, defende o dr. Maurício Lemos, coordenador operacional do serviço aeromedico da base Maringa.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação