Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

14 de janeiro de 2026

Imagens mostram comportas de usina entre São Paulo e Paraná abertas e grande volume de água impressiona


Por Thiago Danezi Publicado 14/01/2026 às 17h55
Ouvir: 00:00
felippe (81)

O portal GMC Online recebeu, nesta quarta-feira, 14, materiais que mostram as comportas da Usina Hidrelétrica de Rosana, localizada no município que faz divisa entre o Paraná e o estado de São Paulo. As imagens chamam a atenção pelo grande volume de água sendo liberado, com as comportas abertas.

A Usina Hidrelétrica de Rosana é a última do conjunto de hidrelétricas instaladas ao longo do rio Paranapanema, nas proximidades do encontro com o rio Paraná. A unidade entrou em operação em 1987 e atualmente conta com quatro turbinas do tipo Kaplan, com capacidade instalada de 354 megawatts (MW).

Além da geração de energia, a usina também contribui para a melhoria da qualidade ambiental da região, por meio de ações de restauração da Mata Atlântica no entorno do reservatório, que possui uma área de 217,66 quilômetros quadrados. A barragem de concreto tem 56 metros de altura.

O GMC Online entrou em contato com a assessoria responsável pela usina para obter esclarecimentos sobre a operação e confirmar se as imagens são recentes, mas, até o fechamento desta reportagem, não houve retorno.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação