Incrível: Conheça castelos construídos no Paraná


Por Rafael Bereta
Foto: Reprodução

O GMC Online já mostrou que no Brasil existem muitos castelos que são famosos pela arquitetura. Um deles que tem chamado a atenção é do cantor José Rico, da dupla sertaneja com Milionário, que morreu aos 68 anos e deixou um castelo inacabado com mais de 100 quartos, em construção. 

De acordo com a assessoria de imprensa do sertanejo, o lugar abrigará um hotel temático e um museu, que contará a história da dupla Milionário e José Rico. O acervo deverá contar com roupas, discos e objetos pessoais. A expectativa é que o projeto gráfico do lugar seja apresentado até o início do ano que vem. No entanto, enquanto isso não ocorre, a obra localizada às margens da Rodovia Anhanguera (SP- 330), em Limeira (SP), no interior de São Paulo, tem atraído muitos turistas.  

Entretanto, quem disse que só em São Paulo existe castelos? Aqui no Paraná há construções imponentes e repletas de boas histórias. O GMC Online preparou uma lista com outros castelos que existem pelo Estado inspirados pela arquitetura dos lares da realeza europeia. CONFIRA ABAIXO:

Mosteiro dos Arautos do Evangelho

Foto: Reprodução/ Arautos do Evangelho

Usado como residência e espaço para formação de membros da associação. A arquitetura do mosteiro é descrita como neogótica, pois é uma adaptação do estilo gótico tradicional. O representante maringaense da lista teve sua construção iniciada em 2017 possuindo uma área de 3.343 m², além de 30 metros de altura.

O local tem visitação aberta ao público e o espaço é sede de muitas missas. Para mais informações, basta entrar em contato clicando no link.

Castelo do Batel

Foto: Reprodução

Localizado em Curitiba (a 426 quilômetros de Maringá) a construção do castelo de Batel teve início em 1924 e durou quatro anos para ser finalizado. Idealizado pelo cafeicultor Luiz Guimarães, o espaço é inspirado nos castelos da região do Vale de Loire, na França.

Na década de 70, o local foi tombado como patrimônio histórico pelo Estado e já serviu como sede para uma rede de televisão. Atualmente é utilizado como centro de eventos em que são realizados formaturas, cerimônias e casamentos.

Uma curiosidade singular é que em 1947, o então governador do Paraná Moysés Lupion decidiu residir no castelo. Por isso nessa época alguns espaços do local foram ornamentados pelo pintor paranaense Miguel Bakun.

Castelo La Dorni

Foto: Reprodução/Turistando pelo Paraná

O castelo da vinícola La Dorni fica em Bandeirantes (a 198 quilômetros de Maringá) e demorou sete anos para ser finalizado. Foram utilizadas na realização da construção mais de 50 mil pedras de arenito, talhadas a mão.

A cave do castelo tem uma estrutura feita com arcos romanos e é onde ocorre o processo de envelhecimento de alguns vinhos produzidos no local. Sobretudo, a construção foi inspirada na Baixa Idade Média e a decoração tem itens que homenageiam os cavaleiros das Cruzadas.

Castelletto dal Pozzo

Foto: Reprodução

Em Matelândia (a 342 quilômetros de Maringá), existe um castelo medieval que foi erguido em menos de 40 anos e é considerada uma construção nada comum para a região, principalmente para a época que foi edificada.

O castelo foi construído de fato em 1987, porém demorou dois anos para ser concluída. A arquitetura do espaço foi inspirada nos castelos medievais. Atualmente o espaço faz parte de um complexo que reúne um restaurante e uma lanchonete atraindo muitos turistas.

Castelos no Paraná: Florença

Foto: Reprodução/Google imagens Magno Alves

Antes de mais nada, outra cidade no Paraná que também tem um castelo é Ponta Grossa (a 311 quilômetros de Maringá). O local fica na sede da Fazenda Florença e tem visitação aberta ao público. Lá o espaço também é utilizado como salão para eventos.

Castelo Eldorado

Foto: Reprodução TN Online

Conhecido por muitos como lendário, o espaço foi edificado entre 1942 e 1947, durante a Segunda Guerra Mundial. O Castelo Eldorado, de Marilândia do Sul, no Norte do Paraná, fica a 92 quilômetros de Maringá, Em julho de 2022, foi comemorado 75 anos de construção. Por fim, após tantos anos o local permanece ainda sendo uma grande mistério para muitos.

Recentemente, o castelo foi alvo de especulações após um anúncio nas redes sociais divulgando sua venda no valor de R$5 milhões. 

Castelo Japonês

Foto: Reprodução/ Márcio Mussi

Em Assaí, cidade paranaense que carrega o significado de sol nascente, pode ser encontrado mais uma castelo belíssimo.

O Castelo Japonês é uma das construções mais novas do Paraná. Teve sua construção finalizada em 20 de Novembro de 2017, sendo sua inauguração em 01 de Maio de 2018. Entretanto mesmo tão novo o espaço foi considerado como o ‘Primeiro Castelo Japonês do Brasil’.

O Castelo conta com quatro pavimentos: espaço multiuso, salão de festas, museu da imigração japonesa e sede da Secretaria de Cultura e Turismo. A construção tem o objetivo de homenagear o trabalho da colônia japonesa desde o desbravamento das terras do sol nascente.

O espaço também abriga um museu que conta diversas histórias das famílias pioneiras.

Sair da versão mobile