Indústria de alimentos é a que mais cresceu em 2020 no Paraná

Os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre os indicadores da indústria no Paraná, divulgados na semana passada, mostram que o setor industrial cresceu 2,9% em relação à julho.
Mas em comparação com agosto de 2019, a queda ainda é grande: 7,6%. No acumulado deste ano a indústria registra uma retração de 8,5%, em função da pandemia.
Mas aos poucos o setor vem se recuperando e o resultado de agosto é prova disso, diz o economista da Fiep, Federação das Indústrias do Paraná, Evânio Felippe.
“Os resultados que foram divulgados pelo IBGE mostram uma trajetória de contínua recuperação da atividade industrial do Estado. No mês de agosto houve um crescimento de 2,9%, que é uma recuperação das perdas registradas no mês anterior. O que mostra a força da atividade industrial. O impacto na atividade industrial tem acontecido de forma diferenciada entre as várias atividades econômicas. Nós temos setores que estão apresentando crescimento, como o setor de alimentos, e também temos aquelas que estão afetando impactos negativos, como o automotivo”, detalha.
Um dos setores que não têm do que reclamar é a indústria de alimentos, que já é a principal atividade industrial do Paraná e que teve a maior taxa de crescimento este ano. Mas outros setores também se destacam.
“Nesse processo de recuperação também merece destaque o setor moveleiro, atividade de máquinas, aparelhos e materiais elétricos, bebidas e madeiras, também apresentaram resultados positivos no mês de agosto”, reforça Evânio Felippe.
A pesquisa sobre indicadores industriais do IBGE é mensal e revela um cenário da atividade no estado e no país.
