Nova fábrica de R$ 2,3 bilhões avança em Sarandi; veja os detalhes

Nesta quinta-feira, 10, o prefeito de Sarandi Carlos De Paula declarou utilidade pública para o terreno em que irá se instalar uma indústria americana de combustível de aviação sustentável. A empresa irá investir R$ 2,3 bilhões no empreendimento.
- Acompanhe o GMC Online no Instagram
- Clique aqui e receba as nossas notícias pelo WhatsApp
- Entre no canal do GMC Online no Instagram
Segundo De Paula, a localização da indústria é estratégica e as obras devem começar nos próximos meses. “Alguns terrenos já foram vendidos, e os demais serão desapropriados por interesse público. Ao declarar a área como de utilidade pública, viabilizamos um investimento bilionário com foco na produção de combustíveis naturais, em atendimento a uma exigência mundial de substituição dos combustíveis fósseis. Estamos muito felizes com a chegada dessa indústria, que vai gerar emprego e renda para o município de Sarandi”, afirma.
Sobre a indústria
Sarandi foi a cidade escolhida para sediar a primeira fábrica da América Latina voltada à produção de combustível sustentável de aviação (SAF), em um projeto liderado pela multinacional norte-americana Satarem America Inc.
O projeto prevê a geração de até 800 empregos diretos e cerca de 3 mil vagas indiretas, fortalecendo o desenvolvimento econômico e o mercado de trabalho local. A nova planta industrial será instalada na divisa entre Sarandi e Maringá, em sua primeira fase, utilizará o etanol como principal matéria-prima para a produção do SAF, um combustível com baixíssima emissão de gases de efeito estufa.
A expectativa é que os processos de licenciamento ambiental e captação de financiamento avancem até meados de 2026. Assim que essas etapas forem concluídas, as obras terão início imediato, com a meta de entregar o primeiro litro de SAF em dezembro de 2028.
