03 de abril de 2025

Itaipu entrega 50 caminhões de coleta seletiva a municípios do Paraná


Por Thiago Danezi com Luciana Peña / CBN Maringá Publicado 31/03/2025 às 16h28
Ouvir: 03:31

Nesta segunda-feira, 31, 50 caminhões de coleta seletiva foram entregues aos municípios que integram o Consórcio Intermunicipal de Saneamento do Paraná (Cispar). O investimento total de R$ 120 milhões foi realizado pela Itaipu Binacional e visa melhorar a infraestrutura de coleta de resíduos sólidos, especialmente nas pequenas cidades, que ainda enfrentam dificuldades para atender à Lei Federal de Resíduos Sólidos.

O presidente do Cispar e prefeito de Lobato, Fábio Chicaroli, explicou que os caminhões foram adquiridos com recursos da Itaipu Binacional, por meio de licitação. Eles serão entregues aos municípios por meio de uma sessão de uso de três anos, após os quais os caminhões serão doados aos municípios contemplados. Chicaroli destacou a importância dessa parceria para o avanço no saneamento básico e a melhoria das condições de trabalho para os catadores de recicláveis.

3046668365b6443a35c62e1d6042c63f
Foto: CBN Maringá

Durante a cerimônia de entrega, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri, participaram da celebração. Verri falou sobre a mudança de visão em relação à figura do coletor de recicláveis e o impacto que os novos caminhões trarão para as cooperativas de reciclagem. “Antigamente, a ajuda aos catadores era dar um carrinho novo para que eles continuassem empurrando o lixo nas ruas. Hoje, compramos caminhões para organizar o trabalho, oferecendo melhores condições, dignidade e segurança”, afirmou Verri.

O projeto de unidades de valorização de resíduos sólidos (UVRs) tem o objetivo de organizar os catadores, proporcionando-lhes melhores condições de trabalho em cooperativas e associações. A infraestrutura das UVRs inclui prédios adequados, prensas, esteiras e assessoria contábil e financeira. Verri destacou que, com o novo modelo, os trabalhadores da coleta seletiva receberão melhores salários, “pelo menos o dobro do que ganhavam nas ruas, sem segurança e à mercê dos atravessadores”.

Atualmente, o Paraná já conta com 52 unidades de valorização de resíduos, e o objetivo é expandir esse número para 180 até o final do ano. Com isso, a Itaipu Binacional e o governo do estado buscam não apenas melhorar a gestão de resíduos sólidos, mas também proporcionar uma melhoria na qualidade de vida e na renda das famílias envolvidas no setor.

Silvia Andreia, diretora de uma cooperativa de recicláveis, também participou da cerimônia e ressaltou a importância dos novos caminhões para a dignificação do trabalho dos catadores. “Foi muito gratificante receber esse benefício, pois ele vai transformar o cenário das cooperativas. Agora, vamos coletar mais material e em melhores condições, o que vai permitir que o material chegue mais limpo às cooperativas, aumentando a dignidade do nosso trabalho”, declarou Silvia.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação