Um jacaré de cerca de 1,60 metro de altura foi resgatado nesta quinta-feira, 26, em Jaguapitã, (cerca de 50 km de Maringá). Segundo a Defesa Civil do município, um morador entrou em contato para comunicar sobre a presença do animal – veja abaixo o vídeo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente que mostra o jacaré no local em que ele caiu.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil Municipal, Antonio Lima, o animal vive na lagoa de captação de saneamento do município, mas até então essa informação era desconhecida. “Hoje pela manhã ele foi visto em um buraco. Ele caiu nessa vala, que fica ao lado da lagoa”, explicou ao GMC Online.
LEIA TAMBÉM
- ‘Tião Lacoste’: conheça o lagarto que virou mascote em escola de Maringá
- Tem um lagarto na minha rua ou no quintal de casa; o que fazer?
Segundo o coordenador, o local é de difícil acesso, e a remoção do jacaré mobilizou oito pessoas, da Defesa Civil, do Serviço Municipal de Água e Esgoto de Jaguapitã (Samae), e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. “Pegamos um caminhao pipa, enchemos o buraco de água e com um laço retiramos o animal do buraco. Ele saiu correndo e voltou para a lagoa. A questão de encher o buraco foi uma solução, uma orientação até, da Polícia Ambiental, porque enchendo o buraco automaticamente ele ia subir. Como ele subiu e a gente conseguiu passar o laço, se você analisar o vídeo não tinha como a gente jogar o laço nele, e aí ele subiu junto com a água, aí ficou mais fácil, depois a gente só tirou o laço, aí ele saiu caminhando e já foi para a lagoa dele que é o habitat que ele estava lá”, relatou ao GMC Online.
Ainda conforme o coordenador, a Polícia Ambiental foi acionada para que o jacaré seja devolvido ao seu habitat natural.