Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

05 de dezembro de 2025

Jaú capturado no Rio Ivaí bate recorde e é considerado o maior da espécie no Brasil


Por Camila Maciel Publicado 04/12/2025 às 12h38
Ouvir: 00:00
Sem título
Pedro e Rodrigo com o jaú de 165 cm | Arquivo Pessoal

O pescador de Maringá, Pedro Henrique Fortes Goulart, entrou oficialmente para o Hall da Fama da BGFA Recordes, entidade privada considerada o órgão máximo de homologação de recordes dos maiores peixes do Brasil. Ele foi o responsável pela captura de um jaú de 165 cm no Rio Ivaí, no dia 26 de outubro de 2025. O peixe foi reconhecido como o maior da espécie já pescado no país.

O sentimento, segundo o pescador, é de pura alegria. “Além de toda a emoção vivida no dia da captura, agora vem o reconhecimento de ser o maior do país na espécie. É bom demais”, afirma. Ele pratica pesca esportiva há cerca de cinco anos.

O recorde nacional pertencia a Antônio Maza, que pescou um jaú de 163 cm na junção dos rios Brilhante e Dourados, no Mato Grosso do Sul. No Paraná, o maior da espécie era o de Raphael Leal, com 138 cm. Com isso, Pedro Goulart obteve dois títulos: Maior Jaú do Brasil e Maior Jaú do Paraná.

A captura

Acompanhado do guia de pesca Rodrigo Honda, conhecido como Chumbim, e da esposa Maria Eduarda Volpato, que acumula três recordes nacionais na categoria feminina, Pedro levou cerca de uma hora para retirar o peixe de quase 100 kg da água. Ele precisou de técnica, força e muita paciência.

“Nessa hora dá sede, dá vontade de ir ao banheiro, mas tem que se manter firme. Foi quase uma hora ali com os braços tensionados, fazendo força, acompanhando o peixe e vendo a melhor forma de ir trazendo ele para perto”, contou em entrevista ao GMC Online, em outubro.

Veja abaixo o vídeo da captura:

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação