Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

06 de janeiro de 2026

Jovem que desapareceu no Pico Paraná se cobriu com folhas de árvores e comeu ameixa e uvas; vídeo


Por Banda B, parceira do GMC Online Publicado 06/01/2026 às 10h01
Ouvir: 00:00
Banda B

O jovem Roberto Farias Thomaz, de 19 anos, que ficou desaparecido por cinco dias no Pico Paraná, contou que sobreviveu na mata se cobrindo com folhas de árvores, dormindo em grutas e se alimentando apenas de frutas. Segundo ele, durante o período em que esteve perdido, comeu somente uma ameixa e uvas e bebeu água retirada de cachoeiras.

jovem-desaparecido-pico-parana-resgatado-960×592
Foto: Reprodução/Ric RECORD

Thomaz desapareceu no dia 31 de dezembro, após subir até o cume mais alto do Sul do País acompanhado de uma amiga. Durante a descida, ele foi deixado para trás pela amiga e acabou se separando de outros trilheiros. Ele só foi encontrado nesta segunda-feira, 5, ao buscar ajuda por conta própria em uma fazenda de Antonina, no litoral do Paraná. O jovem caminhou mais de 20 km.

No relato divulgado pelo perfil Antonina Adventure, o jovem disse que caminhava pelas trilhas durante o dia e, no fim da tarde, buscava locais protegidos para passar a noite. Ele afirmou que se abrigava perto de grutas e áreas cobertas por árvores para se proteger da chuva e do frio, usando folhas para se cobrir e tentar manter o corpo aquecido.

jovem-desaparecido-pico-parana-2-960×592
Jovem foi internado no Hospital Municipal Dr. Sílvio Bittencourt Linhares, em Antonina.
Foto: Divulgação/AEN

“Nesses cinco dias, quase quebrei o joelho, pulei por uma cachoeira de mais de 30 metros de altura, pedindo proteção sempre pro Pai. Depois de ter pulado dessa cachoeira, eu continuei nadando. Encontrava as pedras maiores e subia nelas pra poder continuar vendo a vista do que tinha pela frente”, descreveu Thomaz, que está internado em um hospital de Antonina, no litoral do Paraná.

Roberto relatou que chegou a cair em uma correnteza, bateu contra pedras e acabou perdendo uma das botas que calçava e os óculos. Ele afirmou que foi arrastado por mais de um quilômetro pela água, chegou a se afogar e precisou lutar contra a força da correnteza para conseguir sair.

Veja o vídeo e leia a reportagem completa na Banda B, parceira do GMC Online.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação