Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de dezembro de 2025

Justiça determina leilão de prédio da UFPR em Jandaia do Sul


Por Redação GMC Online Publicado 18/09/2023 às 10h00
Ouvir: 00:00
Foto:  Divulgação/UFPR

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) corre o risco de ficar sem o imóvel onde funciona o campus da instituição em Jandaia do Sul, no Norte do Estado. A Justiça Federal determinou o leilão do prédio, que foi marcado para 2 de outubro. O imóvel está avaliado em R$ 22.747.800,00.

O prédio é da Fundação Educacional Jandaia do Sul, que mantém a Faculdade de Jandaia do Sul. As instalações estão penhoradas por conta de dívidas previdenciárias da proprietária. A instituição de ensino particular – Fafijan – aluga o local para a prefeitura da cidade, que cede o espaço à UFPR desde 2014 por meio de um acordo de cooperação.

Se não houver propostas em 2 de outubro, uma nova sessão de lances ocorrerá uma semana depois, no dia 9.

A UFPR negou qualquer risco de os estudantes ficarem sem um lugar para as aulas e indicou que tentará permanecer no mesmo imóvel.

Segundo a universidade, 350 alunos estudam no local em cinco cursos de graduação: Engenharia Agrícola, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Produção, Licenciatura em Ciências Exatas e Licenciatura em Computação. O campus de Jandaia é o único da instituição localizado na região norte do Paraná.

Já a Fundação Educacional admitiu dívidas tributárias, mas apontou que está contestando os débitos por entender ilegalidade e inconstitucionalidade nas cobranças por parte da União Federal.

A UFPR tem projeto para construir um campus próprio em Jandaia do Sul. A licitação da obra, segundo a instituição, só deve acontecer no início de 2024.


As informações são do TNOnline

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação