Mais de 2 milhões de veículos devem viajar entre PR e SC no Ano Novo; saiba piores horários para pegar estrada


Por Redação GMC Online
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Foto: Reprodução.

Entre os dias 28 de dezembro e 3 de janeiro a concessionária Arteris Litoral Sul estima que 2.045.624 veículos deverão circular pelas rodovias sob sua concessão, com um aumento de até 88% se comparado com o tráfego em dias regulares. Os dias de maior tráfego são 28 de dezembro, sentido Florianópolis e dia 2 de janeiro, sentido Curitiba.

Assim, a concessionária terá operação especial de atendimento nas rodovias BR-116/PR (Contorno Leste), BR-376/PR e BR-101/SC. Veja os horários de maior movimento:

28/12 : 6h às 20h

29/12: 6h às 12h

01/02: 6h às 21h

02/02: 5h às 20h

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Orientações

A concessionária recomenda atenção aos motoristas, principalmente em trechos de aclive e declive – e para com o respeito da distância de segurança entre os veículos.

Confira os trechos destacados para maior atenção ao condutor – para segurança na viagem:

BR 101/SC

A grande concentração de tráfego nas proximidades dos municípios – trechos urbanos – pode gerar a diminuição repentina de velocidade, exigindo dos condutores a distância segura para prevenção de acidentes.

Trecho da Serra do Mar (BR-376)

Trânsito opera com sinalização para restrições. A concessionária segue os trabalhos, na região do km 668 ao km 669 e viabilizou a operação de três faixas sentido Norte e duas faixas para o sentido Sul. Vale destacar que a concessionária segue monitorando a área para garantir a segurança do usuário da rodovia.

Pirilampo na Serra do Mar (BR-376)

Além das obras, a Arteris Litoral Sul possui desde 2021 um sistema semafórico que alerta para trânsito interrompido à frente. São onze semáforos instalados nos postes de monitoramento da rodovia, do km 659 em Tijucas do Sul ao km 669 em Guaratuba. Os semáforos são acionados de forma remota em caso de bloqueio na rodovia, seja por acidente ou qualquer outra razão. O projeto recebeu o nome de Pirilampo, em referência ao inseto similar ao vagalume devido à sua luz piscante.

O acionamento do dispositivo é realizado pelo Centro de Controle e Segurança Operacional em São José dos Pinhais /PR, por meio de um sistema inteligente de transporte interligado por fibra ótica ao longo de todo o trecho. Sempre que os operadores percebem o trânsito parado, os semáforos são acionados para alertar os usuários.

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