Mamão gigante surpreende moradores de cidade no Paraná
Um mamão, considerado gigante ao medir quase 55 centímetros, tem chamado a atenção dos moradores na vila rural Querência Unida, em Querência do Norte. O fruto é de família botânica ainda desconhecida, mas se destaca entre a plantação de mamoeiros comuns e está em processo de maturação há 9 meses.
“Ganhei as sementes. Plantamos somente para consumo próprio, mas temos vários pés de mamão e esse se destacou, trazendo uma curiosidade. Ainda estamos acompanhando o crescimento”, destaca a proprietária, Maria Fátima de Souza.
Mas, porque esse mamão é considerado gigante? A Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) afirma que mamão formosa pode atingir até 30cm de comprimento e até 3,5 kg, já o papaia não passa de 18cm e não chega a 1kg, motivo pelo qual o mamão de Fátima se destacou entre os moradores.
Para o biólogo Vinícius Maccarini, o tamanho do vegetal tem ligação com a predisposição da planta. “Se trata de uma questão genética da planta somada as questões ambientais e nutricionais. Com estas condições, a planta acaba produzindo um fruto maior”, explica.
O especialista destaca que é possível que a mesma planta dê origem a outros “super” frutos. “Cada semente é uma planta em potencial e nela está a genética a produzir os frutos gigantes. Em muitos países existem competições de “super” frutos, alguns pesando até uma tonelada, isso acontece através da seleção de sementes com essas predisposições”, pontua.
Até o momento da publicação desta reportagem, o mamão não havia sido colhido, mas a dona do fruto já conta que pretende ganhar uma grana com a venda dele.
As informações são do Portal da Cidade de Loanda