Alavancar a economia, atrair investimentos, oferecer um melhor ambiente de negócios, reforçar a cultura do empreendedorismo e da inovação e fomentar os resultados socioeconômicos dos municípios das regiões norte e noroeste do Paraná. Com estes objetivos, surgiu a “Aliança estratégica entre os ecossistemas de inovação de Londrina & Maringá”.
A ideia surgiu em outubro do ano passado, na Expo Mundial, em Dubai, nos Emirados Árabes, onde os prefeitos das duas cidades conversaram com lideranças e planejaram a integração. Desde então, foram realizadas diversas reuniões online e presenciais, workshops e pesquisas em ambas as cidades.
O projeto foi lançado recentemente e implicará em uma cooperação, planejamento, governança e adoção de estratégias entre os setores públicos e privados das duas cidades, começando pelos ecossistemas de inovação, contando com Conselho, Comitê Executivo, Grupos de Trabalho, Setor ou Vertente e Secretaria Executiva.
A iniciativa é da Prefeitura de Maringá, da Prefeitura de Londrina, da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim), da Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil), da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e do Sebrae/PR, responsável por operacionalizar as atividades. Além disso, cerca de 70 lideranças, representantes de dezenas de outras instituições fazem parte da ação.
A parceria visa transformar a região em um pólo nacional de inovação e promover a geração de emprego e renda. O projeto prevê planos para diversas áreas – veja abaixo.
O diretor de Operações do Sebrae/PR, Julio Cezar Agostini, destaca que a aliança irá impactar não somente o mundo dos negócios inovadores no estado do Paraná, mas também servirá de referência para o surgimento de iniciativas semelhantes pelo Brasil afora. Trata-se, segundo ele, de um dos mais aguardados processos de cooperação intermunicipal das últimas décadas.
Julio Cezar explica que coube à equipe técnica do Sebrae criar a metodologia e conduzir o processo de quase seis meses que envolveu a preparação dos líderes para a formação e instalação da aliança estratégica. “Nesse sentido, o Sebrae organizou workshops que abordaram a integração das lideranças dos dois ecossistemas, módulo para ampliação da visão com interação com ecossistemas de inovação nacionais e internacionais, estudo do diagnóstico participativo e elaboração de um planejamento de curto prazo. Atualmente, dez grupos de trabalho estão finalizando o planejamento de um conjunto de ações que deverão dar vida prática a esse movimento a partir do início de 2023”, explica.
As primeiras ações envolvem os ecossistemas de inovação dos municípios, em razão da identificação de diversas atividades que acontecem de forma sinérgica – a ideia, no entanto, é de que outros setores sejam contemplados.
“A aliança entre Londrina e Maringá fortalece um eixo importante da inovação tecnológica no Paraná. Todos ganham com esta parceria. Vamos atrair mais negócios, mais emprego e renda para toda a região, além da qualificação profissional”, declarou o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati.
Segundo o prefeito de Maringá, Ulisses Maia, desde que assumiu a prefeitura, em 2017, vem trabalhando para articular uma aliança entre as duas maiores cidades do interior do Paraná.
“Pensarmos juntos é melhor do que sermos concorrentes, afinal, todos ganham quando caminham para um mesmo sentido. A aliança pretende unir, fortalecer e impulsionar os setores de inovação e tecnologia e, assim, favorecer as regiões norte e noroeste do Paraná. Começamos pelo setor de inovação e vamos trabalhar para impulsionar outras áreas”, diz o prefeito.
A presidente da Acil, Marcia Manfrin, destaca que a aliança é uma amostra de que a inovação se faz com boas ideias, mas também com diálogo. “Essa aproximação entre dois pólos econômicos merece ser celebrada, pois tem potencial para se estender a outras áreas, fortalecendo reciprocamente as duas regiões metropolitanas. Quando temos duas cidades importantes trabalhando em conjunto para desenvolver a inovação, a geração de emprego e o ambiente de negócios, cria-se um cenário muito atrativo para o investidor”, diz.
Marcia ressalta ainda que inovação não é só tecnologia, mas principalmente novas estratégias capazes de dinamizar os processos gerando mais sustentabilidade e maior produtividade, acelerando o desenvolvimento. Outro ponto importante, segundo ela, é que a aliança estratégica também contribui para difundir e referendar a cultura do empreendedorismo. “Precisamos de mais e mais empreendedores, pois eles geram emprego, renda e trazem soluções para o mercado. Para uma entidade associativista como a ACIL, este é o ponto mais importante: a união em prol do bem comum, do coletivo”, acrescenta a presidente.
Os impactos da aliança para a comunidade
O presidente da Acim, Michel Felippe Soares, destaca que Maringá e Londrina são dois polos regionais, com economias forte e diversificada. A aliança estratégica, portanto, tem como objetivos atrair investimentos, infraestrutura, acelerar o desenvolvimento, gerar empregos e garantir um melhor ambiente de negócios. “Dezenas de lideranças de ambas as cidades participam desse trabalho de forma voluntária, inicialmente focado em ecossistemas de tecnologia, mas com grande potencial de ser ampliado para outros segmentos. O associativismo e a inovação, tão defendidos pela ACIM e pela Associação Comercial de Londrina, vão permear a agenda de trabalho e incentivar uma cultura de empreendedorismo nas duas cidades”, diz.
Ele esclarece ainda os impactos que os consumidores sentirão com a parceria.
Ele acrescenta que a aliança irá fortalecer a cultura de inovação, que é imperativo para a sobrevivência das empresas. “Também vamos trabalhar para atrair investidores, o que beneficiará toda a comunidade, e melhorar a infraestrutura. Teremos uma pauta comum das duas cidades, o que fortalecerá nossos pleitos junto aos governos federal e estadual”, diz.
Planos de ação
Os planos de ação da aliança foram definidos para o próximo ano, em dez áreas prioritárias. Confira:
Saúde: benchmarking de projetos; mapeamento das pesquisas científicas; hackathon;
Eletro/metalmecânico: compartilhamento de agendas; realização e participação em visitas técnicas, missões e eventos relacionados à inovação; mapeamento dos ativos e atores do ecossistema de inovação no eletro metalomecânico;
Construção civil: mapeamento e consolidação dos ecossistemas de inovação da construção civil de Londrina e Maringá;
Destinos turísticos inteligentes: criar um fórum de inovação e negócio de destino turístico inteligente (DTI); criação de um calendário de turismo entre Londrina e Maringá; missão técnica para destinos integrados em DTI;
Tecnologia da Informação e Comunicação: plataforma de divulgação e apresentação das soluções de TI de Maringá e Londrina; rota de inovação TI Londrina e Maringá; TI Conecta – Londrina e Maringá;
Varejo: portfólio de soluções amigas do comércio; levantar os problemas do comércio; evento do ecossistema do comércio;
Agronegócios: Road Show Agro; integração dos habitats de inovação; rodada de negócios Agritech;
Capital: encontro trimestral de investidores – Londrina e Maringá; mapeamento de ativos do ecossistema de venture capital do Paraná;
Políticas públicas: contratação de planos estratégicos para cidades inteligentes; alinhar e/ou propor ajustes nas legislações municipais de inovação; inclusão das cidades de Londrina e Maringá em legislação de benefícios fiscais; missões técnicas de benchmarking;
Ambientes de inovação: conhecer os ambientes de inovação de Londrina e Maringá; visita técnica aos ambientes de inovação das cidades de Londrina e Maringá; rota de inovação nos ambientes de inovação de Londrina e Maringá.
Lançamento do projeto
Líderes dos setores público e privado dos municípios lançaram, a “Aliança estratégica entre os ecossistemas de inovação de Londrina & Maringá” no dia 29 de novembro.
Estiveram presentes nas cerimônias de lançamento em Londrina e em Maringá, entre outros líderes, o prefeito de Maringá, Ulisses Maia, o presidente da Companhia de Tecnologia de Londrina, que representou o prefeito Marcelo Belinati, Luciano Kühl, secretários municipais das duas cidades, o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim), Michel Felippe Soares, a presidente da Associação Comercial e Empresarial de Londrina (Acil), Marcia Manfrin, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR, Fernando Moraes, o diretor de Operações do Sebrae/PR, Julio Cezar Agostini, o gerente regional do Sebrae/PR em Maringá, Wendell Gussoni, e o gerente regional do Sebrae/PR em Londrina, Fabrício Bianchi, Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem), Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap), universidades, associações, imprensa, entre outros.
A solenidade iniciou no Giardino Eventos, em Maringá, no período da manhã, e continuou no período da tarde, no Parque de Exposições Ney Braga, em Londrina, reunindo parceiros e representantes das duas cidades.