Mecânico da região fabrica o próprio trator no quintal de casa; veja


Por Camila Maciel
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Foto: Arquivo Pessoal

Foi no quintal de casa, no município de Colorado, a pouco mais de 80 quilômetros de Maringá, que o mecânico de máquinas agrícolas Valdeir Ruiz conseguiu, após seis anos, tirar um sonho do papel: construir seu próprio trator. Batizado de Nicasso, o veículo já está funcionando e ajudando em algumas atividades em sua propriedade rural.

Quem achava que o resultado seria um “jerico”, um veículo artesanal improvisado, se surpreendeu. “Esperavam que eu fosse fazer uma coisa qualquer, mas é um trator de verdade, que funciona. Como diz a minha mãe, parece trator comprado”, conta.

Para dar vida ao Nicasso, Valdeir investiu cerca de R$ 60 mil, incluindo peças e serviços de terceiros, e contou com sua experiência de 22 anos na área eletromecânica. “Chegou um momento em que percebi que poderia fabricar meu próprio trator, um veículo que me encanta desde a infância, quando eu morava em uma fazenda com minha família”, lembra.

Também foi fundamental ter muita paciência e determinação. “Confesso que, em alguns momentos, eu desanimei e tive vontade de abandonar tudo. Foi cansativo, mas tudo o que a gente faz com dedicação, com vontade de criar algo novo, vale a pena”, afirma.

Foto: Arquivo Pessoal

Características

Uma das inspirações para a criação do Nicasso foi a pá carregadeira 938K, da montadora Caterpillar. O trator tem 70 cavalos de potência, peças adaptadas e atinge até 20 km/h.

Foto: Arquivo Pessoal

Segundo o criador, é uma máquina econômica, versátil e fácil de operar. “Ele foi projetado para uso em pequenas propriedades e tem capacidade para realizar tarefas como sulcação, plantio, carregamento de ração e limpeza de aviários. É ideal para essas atividades porque ele vai para frente e para trás sem necessidade de embreagem, sem precisar ficar interrompendo a marcha”, explica.

A característica marcante do Nicasso está em uma invenção de Valdeir: o eixo dianteiro do trator foi projetado para oscilar e esterçar ao mesmo tempo. “Esse sistema de giro é inédito, não existe em outros tratores. Além disso, o trem de força é bem simples, o que torna a manutenção superacessível”, diz.

Com assessoria.

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