Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

17 de dezembro de 2025

‘Mendigo gato de Curitiba’ desaparece no Rio de Janeiro e família o procura há seis meses


Por Banda B, parceira do GMC Online Publicado 17/08/2023 às 20h43
Ouvir: 00:00

Rafael Nunes da Silva tinha 30 anos quando foi fotografado na Praça Tiradentes, na região central de Curitiba (PR), e teve a vida transformada após receber o apelido de “mendigo gato”. O ano era 2012, e a foto compartilhada no Facebook pela fotógrafa Indy Zanardo viralizou, fazendo com que o rosto de Rafael se tornasse destaque em jornais de todo o Brasil. À época, a mãe do ex-modelo revelou que ele abandonou a carreira devido à dependência química. Onze anos depois, o “mendigo gato” é procurado pela família no Rio de Janeiro, após ser dado como desaparecido no dia 28 de fevereiro – há quase seis meses.

O homem, atualmente com 41 anos, estava morando em Maricá, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. À Banda B, parceira do GMC Online, a ex-esposa de Rafael, Clarissa Couto, afirmou que esteve com o ex-companheiro no dia 28 de fevereiro. Segundo ela, o desaparecimento está relacionado às recaídas em relação ao uso de drogas.

Imagem divulgada pela fotógrafa Indy Zanardo em 2012 – Foto: Reprodução/Facebook

“O Rafael vinha lutando desde 2017 porque havia recaído. Desde então, tentei [fazer] algumas coisas para ele ficar bem. Até o mandei pro Sul para ficar com a família dele, e o irmão o ajudou. Eu me mudei para o Sul e ele ficou bem, mas, depois de quatro meses, ele recaiu de novo. As recaídas que ele vinha enfrentando desde 2017 fez com que eu decidisse terminar a relação em 2020”, explicou ela, em entrevista nesta quinta-feira, 16.

Clarissa disse ter retornado para o Rio após o término do casamento. No ano seguinte, em 2021, Rafael também decidiu voltar para o estado fluminense sob o argumento de ficar mais próximo dos filhos. “Nesse tempo, ele já tinha recaído novamente. Eu aceitei e ele ficou morando um ‘tempão’ na minha casa. Foi para uma clínica, saiu e recaiu de novo. Depois, foi para outra clínica e estava muito bem lá, onde ficou por nove meses. Ele já estava trabalhando e alugou uma quitinete em Maricá”, prosseguiu.

Segundo a ex-esposa do “mendigo gato”, mesmo morando em outra cidade do Rio, ele costumava visitá-la ou ligar quase todos os dias. “A última vez que ele esteve em minha casa, no dia 28 de fevereiro, percebi que ele não estava bem. Ele saiu lá de casa levando laranja, chocolate e não voltou mais”, disse.

Leia a reportagem completa na Banda B, parceira do GMC Online.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação