Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

22 de novembro de 2024

Meteoro é flagrado em Maringá e outras cidades do Paraná: ‘o chão tremeu’


Por Redação GMC Online Publicado 07/08/2023 às 16h41
Ouvir: 00:00

Um meteoro bastante brilhante e explosivo cruzou os céus dos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina na noite deste domingo, 6, e chamou a atenção de moradores. De acordo com testemunhas, o clarão foi acompanhado por um grande estrondo e por tremores. O fenômeno foi flagrado por volta das 21h em cidades paranaenses como Maringá, Ponta Grossa, Tomazina, Sapopema, Jaboti e Ibaiticomo.

meteoro riscou o céu

Alguns moradores de Jabuti, por exemplo, relataram sentir intensos tremores na terra e logo associaram à luz que iluminou o céu da cidade. Conforme o voluntário da  Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon), Luciano Miguel Diniz, os tremores causados pelo meteoro são comuns nessa situação.

“Como o fenômeno passou muito rápido pela atmosfera, ele acabou estremecendo os lugares, o que acaba sendo normal nessa situação. Por exemplo, algumas pessoas chegam a escutar barulhos semelhantes a de uma bomba”, explicou à reportagem do Diário dos Campos e portal DCmais.

De acordo com o UOL, apesar do susto, o barulho e os tremores não foram causados por um impacto do meteoro com o solo. Mas sim, por causa do deslocamento do ar quando a rocha espacial entrou em nossa atmosfera em altíssima velocidade e foi se desintegrando com o aumento de pressão e temperatura. É o chamado estampido sônico. Mensagens de áudios no WhatsApp, encaminhados ao Exoss (projeto de monitoramento de meteoros ligado ao Observatório Nacional) e à Bramon mostraram a surpresa dos moradores. “Vocês escutaram esse estrondo?”. Chegou a tremer até o chão”. “A noite virou dia com o clarão”.

Veja vídeos:

Leia mais sobre o assunto no DC Mais e no UOL.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação