01 de maio de 2025

Meteoro gigante com luz verde corta o céu no Paraná


Por Banda B, parceira do GMC Online Publicado 24/04/2025 às 14h16
Ouvir: 03:12

As redes sociais foram tomadas por relatos de gente que viu a queda de um meteoro na noite desta quarta-feira, 23. Moradores de cidades da Região Metropolitana de Curitiba (RMC), de Santa Catarina e Rio Grande do Sul compartilharam os mesmos relatos. O meteoro caiu por volta das 19h e, de tão grande, foi visto em vários pontos. Veja o vídeo abaixo.

image
Fotos: Reprodução/Redes Sociais

Nesta semana, uma chuva de meteoros estava atravessando o espaço e teve o ápice, próximo da Terra, na madrugada de terça-feira, 22, por volta das 2h. O evento, também conhecido como avistamento de estrelas cadentes, tem média estimada de 15 meteoros por hora.

As informações começaram a ser compartilhadas nas redes sociais na sequência da aparição do meteoro. O objeto brilhante, grande e bem chamativo, foi visto de vários pontos e do mesmo jeito: uma luz forte e verde.  

“Vi uma luz verde bem gigante em Quatro Barras”, disse um dos moradores. “Acabou de cair um meteoro aqui na Fazenda Rio Grande”, comentou outro.

Segundo outro morador, ele voltava de Campina Grande do Sul, quando viu o céu se iluminar.

“Estava voltando de Campina Grande do Sul, saí do hospital e comecei a descer, ele caiu como se fosse cair na represa do Iraí. Era uma luz verde, a velocidade era muito rápido, sabe?”

Em Santa Catarina, pelo menos duas cidades também tiveram relatos. Em uma destas cidades, até som as pessoas ouviram. Conforme a empresa Conexão GeoClima, especializada em meteorologia, o barulho, conhecido como “sonic boom”, ocorre quando o meteoro entra na atmosfera terrestre em altíssima velocidade, superando a velocidade do som (343 m/s ou cerca de 1.235 km/h).

image
Foto: Reprodução/Carlos Fernando Jung

Isso gera uma onda de choque, semelhante ao estampido de um avião supersônico, mas nesse caso, vindo diretamente do espaço. O efeito sonoro é tão intenso que pode ser confundido com explosões ou trovões, mas sua origem é puramente astronômica.

O meteoro também foi visto no Rio Grande do Sul. Segundo Carlos Fernando Jung, diretor do Observatório Espacial Heller & Jung, a queda de meteoro superbólido foi às 19:01:50, ao nordeste do RS, iluminando o céu do Estado. Ele afirmou que não ocorria uma queda desta proporção desde 2020.

Clique aqui e leia a reportagem completa na Banda B, parceira do GMC Online.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação