Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

07 de dezembro de 2025

Ministério Público pede anulação de decreto para construção de casa de custódia em Sarandi


Por Redação GMC Online Publicado 24/09/2025 às 17h12
Ouvir: 00:00

O Ministério Público do Paraná (MPPR) ajuizou uma ação anulatória para suspender o processo de desapropriação de um terreno destinado à construção de uma casa de custódia em Sarandi, na região de Maringá. O pedido será analisado pela Vara da Fazenda Pública.

De acordo com a 1ª Promotoria de Justiça de Sarandi, a aprovação da lei municipal que autorizou a desapropriação apresenta irregularidades. O MP aponta a ausência de etapas consideradas essenciais, como avaliação técnica do imóvel, realização de audiência pública e elaboração de Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV).

LEIA TAMBÉM: Operação Transparência do Gaeco prende major da Polícia Militar, em Maringá

image
Foto: MPPR | Reprodução

Outro ponto destacado é a localização do terreno escolhido, que estaria a menos de 1.500 metros do aterro sanitário do município, distância inferior ao limite mínimo estabelecido pelas normas vigentes.

Antes da ação, o Ministério Público já havia instaurado um inquérito civil para apurar o caso e expedido recomendação à Prefeitura de Sarandi, à Secretaria de Estado da Segurança Pública e ao Departamento de Polícia Penal do Paraná (Deppen), solicitando que fosse feita a avaliação adequada do imóvel.

Na ação ajuizada, o MP pede que o decreto municipal de desapropriação seja anulado e que nenhuma obra seja iniciada até a decisão definitiva da Justiça.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação